Londres: FENTAC participa de Conferência da ITF que debate desafios da aviação mundial

Federação está sendo representada por seu presidente, Sergio Dias. Evento termina nesta sexta (10)

776

O presidente da FENTAC/CUT, Sergio Dias, está participando da Conferência da Seção de Aviação Civil, promovida pela Federação Internacional dos Trabalhadores em Transportes (ITF). O evento acontece  em Londres, Inglaterra,  e termina na sexta (10).

A Conferência aborda questões da indústria da aviação, como a qualidade do ar da cabine, a organização dos trabalhadores nas companhias aéreas, o combate à violência contra as mulheres, as bandeiras de conveniência no setor da aviação, Campanha de Organização Sindical ITF nos aeroportos e o futuro da aviação civil.

Segundo o Secretário de Aviação Civil da ITF, Gabriel Mocho Rodríguez, a Conferência tem o papel de preparar os sindicatos e Federações filiadas para enfrentar os desafios, propondo ações que respeitem os direitos, garantam condições melhores de trabalho, dando prioridade aos trabalhadores e passageiros.

Comitê de Tripulantes

No primeiro dia da atividade, quarta (8), os participantes realizaram uma reunião do Comitê de Tripulantes de Cabine, que reuniu mais de 120 representantes de 80 sindicatos de mais de 50 países.

Já nesta quinta (9), foi dado início às discussões da Conferência que incluem assegurar que todos os sindicatos ITF tenham a oportunidade de contribuir para o Congresso de 2018 e  garantir que a atuação das mulheres e dos jovens  nas estruturas sindicais seja maior.

Durante a  Conferência,  dirigentes de sindicatos aeroviários e aeronautas da América Latina, do Norte e de países europeus apresentaram a organização sindical dos sindicatos nas suas bases

A coordenadora da Rede Latam/ITF, Dina Feller e Sergio Dias, que também é presidente do Comitê Regional da Aviação Civil da América do Sul e Caribe  falaram sobre a Rede Sindical Latam/ITF, que hoje representa 50 mil aeroviários e tripulantes da LATAM,  no Brasil, Argentina, Peru, Colômbia, Chile e Equador.

Outro tema abordado foi sobre a Avianca/TACA, cuja relação com a empresa tem tido problemas com os sindicatos de trabalhadores em todas as regiões em que ela opera. Segundo os sindicatos de tripulantes da Colômbia, onde a empresa é sediada, a companhia tem adotado práticas antissindicais e de precarização no trabalho.

Também participa do evento internacional o diretor do Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA), comandante Marcelo Ceriotti.

Só no Brasil, a FENTAC representa cerca de 25 mil aeronautas e aeroviários na LATAM.  A cobertura completa estará em breve no Portal da Federação.