Porto Alegre:Aeroviários realizam ato da Campanha Salarial no Aeroporto Salgado Filho

Em Recife, protesto acontece no dia 7. Segurança de voo em risco é o mote da campanha dos trabalhadores neste ano

366

Agora foi a vez dos funcionários e passageiros do Aeroporto Salgado Filho de Porto Alegre tomarem conhecimento da preocupação com a segurança de voo, mote da Campanha Salarial da FENTAC 2016, bem como das principais reivindicações dos trabalhadores da aviação. 

O Sindicato dos Aeroviários de Porto Alegre realizou ato de lançamento na manhã de segunda-feira (3) e chamou atenção sobre os problemas que atingem os aeroviários no dia a dia de trabalho. 

""

“As empresas querem tirar os mecânicos, isso é um crime contra a segurança de voo. As companhias estão demitindo profissionais com 10 e 20 anos de carreira para contratar pessoas que nem são da aérea. Elas estão apenas preocupadas com o lucro e a segurança está sendo colocada de lado, o que gera risco para os passageiros e trabalhadores”, disse Osvaldo Rodrigues, dirigente do Sindicato dos Aeroviários de Porto Alegre.

Durante o ato, dirigentes do Sindicato distribuíram o “Quiz da Aviação”, material que explica aos passageiros a rotina exaustiva dos trabalhadores na aviação, como a dos agentes de rampa/bagagem que sofrem com o excesso de trabalho e com o baixo salário, além das demissões e da precarização que atingem o trabalho dos agentes de check-in e tripulantes. 

Outro grave problema denunciado é a política severa de redução de custos das empresas que querem acabar com a profissão de mecânico de aeronave, colocando no lugar  profissionais sem qualificação necessária para a função.

Ato em Recife será no dia 7 no Gilberto Freyre
Nesta semana, os aeroviários de Pernambuco farão ato no dia (7), às 9h, no  Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes Gilberto Freyre, no piso de embarque, também em frente à GOL.

Reivindicações
As principais reivindicações da Campanha Salarial dos aeronautas e aeroviários da FENTAC são: reposição integral da inflação da data-base, 1º de dezembro, e mais 5% de ganho real (produtividade), a garantia do nível de emprego nas bases da FENTAC, bem como a manutenção dos direitos nas Convenções Coletivas de Trabalho e a ampliação e melhorias nos direitos econômicos e sociais.
Estão em Campanha Salarial na base da Federação cerca de 70 mil aeroviários  e aeronautas . A data-base é 1º de dezembro.

Negociação
A FENTAC já solicitou à bancada patronal do Sindicato Nacional das Empresas Aéreas (SNEA) o calendário de reuniões das negociações, que deve iniciar neste mês de outubro.

Fique por dentro da Campanha Salarial da FENTAC clique aqui