O presidente da FENTAC, Sergio Dias, está representando os trabalhadores na aviação civil do Brasil na 107ª Sessão da Conferência Internacional do Trabalho, promovida pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), em Genebra, na Suíça.
O encontro, que teve início nesta segunda-feira (28), debaterá questões fundamentais para o futuro do mundo do trabalho, especialmente a violência e o assédio contra as mulheres e os homens no mundo do trabalho, o diálogo social e o tripartismo, além da cooperação eficaz da OIT (Organização Internacional do Trabalho) para o desenvolvimento em apoio aos objetivos de desenvolvimento sustentáveis.
Sergio Dias, presidente da FENTAC
Lista negra
Neste encontro, será debatida também a possibilidade do governo brasileiro entrar para a “lista negra” da Organização Internacional do Trabalho. A OIT avalia se incluirá o Brasil na lista dos 24 casos que considera como as principais violações das convenções trabalhistas.
O motivo são as denúncias apresentadas por sindicatos quanto às reformas trabalhistas. O Brasil já foi citado em uma lista mais ampla e preliminar, depois de ter sido investigado pela Comissão de Aplicação de Normas da OIT.
A 107ª Sessão da Conferência Internacional do Trabalho da OIT termina no dia 8 de junho. Composta por trabalhadores, empregadores e governos, a organização com sede em Genebra forma sua agenda com base em um entendimento entre as três partes.