Sindicato dos Aeronautas promove palestra sobre fadiga nesta quarta (11)

A atividade acontece, às 14h, na subsede da entidade, em Congonhas

336

O Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) promove nesta quarta-feira (11) a palestra “Como identificar a Fadiga em sua escala”, em sua Subsede em São Paulo.  O tema será ministrado pelo comandante Raul Bocces (Especialista em Gerenciamento do Risco da Fadiga e membro do quadro de instrutores da IATA), às 14h, e a entrada é gratuita.

Recentes pesquisas mostram que entre 70 % a 80 % dos acidentes aéreos  foram causados por erro humano, e a fadiga dos pilotos é responsável por aproximadamente 20% desse total. "A fadiga não é um fenômeno unidimensional, mas é o produto de vários fatores que estão relacionados ao ciclo circadiano, tempo acordado, débito de sono, entre outros", destaca documento da Associação Brasileira de Pilotos da Aviação Civil.

Campanha Salarial

Uma das principais reivindicações sociais da Campanha Salarial 2014/2015 dos aeronautas por melhores condições de trabalho diz respeito ao gerenciamento do risco de fadiga da tripulação, fator que tem relação direta com a segurança de voo.

O aprofundamento deste tema será realizado por meio de uma Comissão Paritária, proposta pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST), que mediou as negociações da Campanha Salarial.

A Comissão reunirá dirigentes do SNA, FENTACUT e  representantes das empresas aéreas e discutirá os direitos sociais: folgas, limite de madrugadas, sobreaviso e reserva, tempo em solo, limite de jornada, diárias internacionais, dentre outras.

O TST acompanhará as discussões e fará as mediações necessárias para buscar o melhor acordo. "A Campanha Salarial não acabou. A partir de março a junho, debateremos estes temas  que são fundamentais para assegurar uma melhor qualidade de vida para os comandantes e comissários", informa  presidente do SNA, o comandante, Adriano Castanho, ao Portal da FENTAC.

A 1ª reunião da Comissão está agendada para o dia 2 de março (segunda-feira), na sede do Sindicato Nacional das Empresas Aéreas (SNEA), em São Paulo.

Serviço

Palestra: “Como identificar a Fadiga em sua escala”
Horário: das 14h às 15h
Local: Subsede  do SNA em SP
,
Endereço: Av. Washington Luís, 6817, Sala 101
 

Viviane Barbosa, da Redação FENTAC, com informações do Sindicato Nacional dos Aeronautas