TREINAR 2015 abre cadastro de aeroportos

Profissionais envolvidos na gestão e operação aeroportuária poderão participar de onze cursos gratuitos

179

A Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República (SAC-PR) abriu o prazo para cadastramento de aeroportos regionais interessados em participar do Programa de Treinamento de Profissionais de Aeroportos Regionais (TREINAR 2015), que oferece 11 cursos gratuitos para profissionais que atuam em atividades de operação e gestão aeroportuária no País.

A confirmação do credenciamento dos aeródromos no programa será enviada por e-mail, com um código que permite efetuar as matrículas dos profissionais interessados. Todos os alunos deverão ser inscritos por gestores aeroportuários ou representantes dos governos municipais ou estaduais.

A partir de 2015 serão oferecidos os cursos de Tarifas Aeroportuárias; Planejamento e Avaliação de Exercícios Simulados: ESAB, ESAIA e ESEA; Elaboração de Planos e Programas e Formação para Motorista de Carro Contraincêndio: PSA, PCINC e PLEM. Além disso, serão mantidos os cursos já oferecidos em edições anteriores do programa: Básico de Manutenção Aeroportuária; Básico para Gestores de Aeroportos Regionais; Intermediário para Gestores de Aeroportos Regionais; Formação para Bombeiros de Aeródromos; Básico para Gestores de Serviço de Prevenção, Salvamento e Combate a Incêndio em Aeródromos Civis; Básico de Operações Aeroportuárias; Formação de Fiscal de Pátio e Pistas.

Todos os aeroportos públicos regionais de médio e pequeno porte estão aptos a se inscrever no TREINAR 2015, exceto aeroportos públicos administrados pela Infraero, COMAER e concessionárias. O calendário de aulas e cursos disponíveis por Estado, bem como o período de matrículas, serão divulgados em breve no endereço eletrônico www.aviacaocivil.gov.br.

Sobre o programa

Desde 2013, a Secretaria realiza o TREINAR. O objetivo é fomentar a qualificação e profissionalização de empregados e colaboradores do setor de aviação civil, oferecendo diversos treinamentos em áreas estratégicas para a gestão e operação de aeroportos regionais. Nas edições de 2013 e 2014, 1.341 trabalhadores concluíram cursos do programa.

Do SAC