Vitória no Aerus: TRF rejeita embargos da União e antecipação de tutela permanece

Desembargador Daniel Paes Ribeiro deve fazer o despacho nos próximos dias

410

Mais uma vitória para os aposentados e pensionistas do Aerus. A FENTAC/CUT e as lideranças das Comissões dos Estados  participaram na tarde de segunda (27) da audiência de julgamento dos embargos da União, no Tribunal Regional Federal, em Brasília.

Na ocasião, os desembargadores da 6ª Turma rejeitaram os embargos da União sobre a suspensão da antecipação de tutela conquistada pelos  participantes do Aerus (Fundo de Pensão dos trabalhadores das extintas companhias aéreas Varig e Transbrasil, entre outras).

""
Com isso, o desembargador Daniel Paes Ribeiro irá despachar para  liberação dos valores do mês de março sobre a questão das viúvas de 2006 até agora,  os elegíveis e pela suspensão da taxa de administração no valor de  5% que o Aerus tem retido de aproximadamente 2200 aeronautas. A expectativa é o pagamento seja feito com mais rapidez.

""

“Como o despacho não é da 6ª Turma e depende apenas do desembargador Daniel, deve demorar 2 a 3 dias para acontecer. Depois quando não houver mais nenhum recurso, nós vamos aguardar o julgamento da apelação, quando o tribunal vai se manifestar sobre o mérito da nossa ação e definir sobre a responsabilidade ou não da União. Já aguardamos por muito tempo para chegar onde chegamos. É bom lembrar que em nosso caminho a paciência e a persistência sempre estiveram presentes. Devemos ter calma e aguardar a decisão judicial”, esclareceu o Dr. Lauro Gomes, durante o FENTAC ao Vivo.

A porta-voz da FENTAC/CUT, Graziella Baggio, em nome das Comissões dos Estados, disse que todos estão muito felizes com a vitória. “Acreditamos que o desembargador Daniel  fará o despacho e criará uma forma mais ágil para que o pagamento seja feito”, reforça.

Estiveram na audiência representantes das Comissões dos Estados: João Pereira , (Rio Grande do Sul), Sr Erny (RS),  Iara Rolandro, (Florianópolis), Ivan Martins (Curitiba), Lourival Honorato (São Paulo), Alzira Tarama, diretora do Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA), Marcelo Bona, (SNA), Comandante Zoroastro ( coordenador da Comissão no Rio e diretor do Sindicato Nacional dos Aeronautas ) Simone, Irineia e Tainá (Brasília), entre outras lideranças.

Apoio

Após a audiência, a FENTAC/CUT e as lideranças das Comissões dos Estados conversaram com o deputado Rubens Bueno (PPS/PR). Em seguida, os representantes se reuniram com o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB/RJ), para solicitar apoio para a conclusão de um grande acordo que atenda os trabalhadores no grupo Varig, Transbrasil, Vasp entre outras.  Na terça-feira (28), as lideranças tiveram um encontro com o Ministro do Turismo, Henrique Eduardo Lyra Alves, ex-presidente da Câmara, para agradecer o apoio que visa uma solução definitiva no Aerus.

Vanessa Barboza, da Redação da FENTAC/CUT