NOTA DE PESAR
Hoje, 9 de agosto de 2024, é um dia extremamente triste para a aviação civil nacional brasileira. Eu só tenho a dizer meus profundos e sinceros sentimentos a todas as SESSENTA E UMA vítimas desse terrível acidente com a aeronave ATR da VOEPASS, na cidade de Vinhedo, interior de São Paulo. É um dia muito triste. E nós, da FENTAC, só temos a lamentar e a expressar todos os nossos sentimentos aos familiares e aos amigos das vítimas desse terrível acidente.
Mas, também, é necessário cobrar as autoridades. Cobrar a nossa agência nacional da aviação civil, a ANAC, cobrar fiscalização intensiva dentro das empresas aéreas, cobrar que a ANAC cumpra o seu papel fiscalizador, porque não é possível em pleno ano de 2024 que ainda ocorra esse tipo de acidente aéreo. Que vidas humanas sejam expostas ao perigo, em que, muitas já alertado pela nossa federação, pelos sindicatos, pelas organizações dos trabalhadores. Sabemos muito bem, muitas vezes, o que ocorre dentro de uma companhia aérea.
Essa federação faz um apelo aos órgãos de governo, às agências, ao Ministério de Portos e Aeroportos que fiscalizem, porque agora vão investigar o acidente, vão descobrir o que aconteceu, mas isso tem que ser preventivo.
A FENTAC deixa esse alerta para a Agência Nacional da Aviação Civil: cumpra seu papel. Fiscalize, pois é com uma fiscalização árdua e dura que nós vamos evitar acidentes daqui pra frente, e não avisar o dia que vai lá na companhia aérea fiscalizar. Tem que fazer com que cumpra os protocolos sobre a segurança de voo.
A gente passa o ano inteiro alertando sobre a segurança de voo, sobre a fadiga. É um tema que não sai de pauta. Mas os grandes empresários, muitas vezes, as companhias aéreas não querem nos ouvir, se recusam a nos ouvir e às vezes também parte do governo. Se recusa ouvir a nossa preocupação com a segurança de voo, que afeta toda a sociedade civil. E nesse momento o Brasil está em luto em nome dessas vítimas desse acidente aéreo de hoje. Então, que se faça investigação, mas acima de tudo, que se faça a fiscalização e a prevenção.
Somente com a fiscalização e a prevenção que nós vamos evitar acidentes aéreos no Brasil.
Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil – FENTAC!
Publicar comentário