Dia Internacional da Mulher: um dia de luta e celebração 

121

A Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil (FENTAC) celebra hoje, 8 de março, o Dia Internacional da Mulher, data em que se relembra todas as conquistas femininas ao longo da história e se reflete sobre os desafios que as mulheres ainda encontram para alcançar a igualdade de gênero. 

No setor aéreo é historicamente dominada por homens, por isso a FENTAC parabeniza todas as trabalhadoras que batalham diariamente para conquistar seu espaço e serem reconhecidas nesse setor.

Embora ainda haja um longo caminho a percorrer, as mulheres do setor aéreo já conquistaram importantes vitórias. No Brasil, a primeira mulher a pilotar um avião comercial foi Ada Rogato, em 1936. Desde então, outras pioneiras abriram caminho para que mais mulheres ingressassem no setor, ocupando funções como pilotos, comissárias de bordo, controladoras de tráfego aéreo, engenheiras e técnicas. Apesar das conquistas, as mulheres ainda são minoria na aviação civil. 

Hoje a FENTAC apoia as trabalhadoras que atuam como pilotas, copilotas, comissárias, controladoras de tráfego aéreo, mecânicas de pista, aeroviárias que fazem todo atendimento ao público no solo, fiscais de pátio, seguranças aeroportuárias e também no setor de logística aeroportuária.

Diante da força feminina e do crescimento da atuação das mulheres no setor aéreo, a FENTAC reconhece a importância da igualdade de gênero para o desenvolvimento do setor e se compromete a combater a discriminação e promover a inclusão das mulheres.

Parabéns a todas as trabalhadoras!