Cenipa oferece curso online gratuito de investigação de acidentes

É um curso introdutório, portanto, não é necessário conhecimento prévio do tema

1219

Os interessados em saber mais sobre como são investigados os acidentes aéreos no Brasil agora têm uma ótima oportunidade. O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), órgão militar ligado à Aeronáutica, colocou no ar um curso on-line de introdução ao sistema de investigação e prevenção de acidentes aéreos. Gratuito, tem como intenção familiarizar os participantes com o trabalho dos investigadores.

O Brasil, aliás, é um dos poucos países a delegar a militares essa atribuição na grande maioria das nações, são os órgãos civis que fazem a apuração de acidentes.

O curso aborda, entre outros temas, fundamentos (o que faz um avião voar, por exemplo), risco de balões, emissão de raio laser contra aviões, sujeiras na pista que podem resultar em acidentes & em relação a este último, o precedente mais marcante foi de um Concorde da Air France que explodiu logo depois de decolar, em 2000, em Paris. O avião foi atingido por uma peça que havia se soltado minutos antes de outro avião. A peça atingiu o tanque de combustível, o que fez pegar fogo em uma das asas.

No curso são mostrados tópicos de cada assunto e, ao final, o aluno faz uma avaliação, com questões objetivas. Se acertar 70% das perguntas, passa à etapa seguinte.

É uma boa oportunidade de conhecer temas sobre os quais pouco se fala. Por se tratar de um curso introdutório, não é necessário conhecimento prévio do tema.

Inscrição 

A primeira turma do curso já está em andamento. Outras 500 vagas serão abertas para a segunda turma, que vai de 24 de outubro a 4 de dezembro. O cadastro e o início podem ser feitos  pelo site https://cenipavirtual.aer.mil.br.

Em 2017, o Cenipa fará sete edições do curso, também com 500 vagas em cada um.