Assim como no Dia do Trabalhador pensamos em nossos direitos trabalhistas, hoje pensamos nos direitos das mulheres nos ambientes de trabalho. No Dia Internacional da Mulher, celebrado neste 8 de março, somos convidados a repensar nossas prioridades enquanto trabalhadores e no nosso compromisso em proporcionar um ambiente de trabalho mais seguro para todos.
Segundo dados apurados pela consultoria Think Eva e divulgados em matéria do portal G1 em outubro de 2020, quase metade das mulheres já sofreram assédio sexual em ambiente de trabalho. Dessas mulheres, 15% pediram demissão e apenas 5% relataram o ocorrido para o setor de Recursos Humanos.
Pensando não só nesses números, mas em cada mulher que sofreu assédio sexual no seu ambiente de trabalho, a Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil (FENTAC) vem lembrar a todos que é um compromisso coletivo coibir e denunciar casos como esses que acontecem dentro de nossos setores. Somente olhando essa questão não como um problema individual, mas como uma responsabilidade de todos nós é que poderemos evitar que mais mulheres sofram.
Além de reafirmar a importância desse compromisso em proporcionar para todas as mulheres um melhor e mais saudável ambiente de trabalho, a FENTAC também saúda todas as trabalhadoras da aviação pela sua importância para o setor, mulheres que muitas vezes são a linha de frente das companhias aéreas, mesmo em tempos tão difíceis como os que estamos vivendo.
Neste 8 de março, nosso feliz Dia Internacional da Mulher para todas as trabalhadoras do Brasil, e que este dia seja sempre uma lembrança de como devemos ter a luta pelos direitos das mulheres como uma prioridade permanente.