Porto Alegre: Aeroviários reabrem canal de negociação com a Gol

Sindicato se reuniu com representantes da empresa para tratar assuntos da categoria

376

Dirigentes do Sindicato dos Aeroviários de Porto Alegre se reuniram com representantes da Gol para apresentar as reivindicações dos trabalhadores da base. O encontro aconteceu na terça-feira (12), na sede do Sindicato.

Na ocasião, o Sindicato questionou, por exemplo, a falta de funcionários para dar conta da demanda, o que gera sobrecarga aos trabalhadores. O Sindicato também denunciou aos gestores que os trabalhadores vêm sofrendo pressão para bater o cartão ponto e voltar ao trabalho (doando esse período extra à empresa) para terminar relatórios, o que é ilegal. A entidade questionou porque os trabalhadores têm sido advertidos de forma tão severa, sendo sempre punidos, perdendo benefícios como passagens aéreas, por qualquer erro ou equívoco cometido, sendo que o excesso de trabalho vem dificultando o exercício adequado das suas atividades.

De acordo com o Sindicato, também foi reforçado seu entendimento de que as advertências não deveriam ser aplicadas dessa forma, sem escalonamento nenhum, com severidade desmedida, prejudicando os trabalhadores. E reforçou que os aeroviários da Gol se sentem oprimidos e insatisfeitos.

Segundo o Sindicato, os gerentes se comprometeram a conversar com os responsáveis pelos setores, além de sugerir uma melhor divisão de tarefas entre os trabalhadores, para evitar a sobrecarga. Ficou definido também que a Gol irá encaminhar ao Sindicato uma cópia do código de conduta da empresa e realizar nova reunião com a entidade para discutir o documento, assim como questões relacionadas à saúde e segurança no trabalho.