Os aeroportuários na Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) aprovaram em assembleias realizadas entre os dias 13 e 15 de junho nos aeroportos do País a contraproposta de reajuste nas cláusulas econômicas feita pela estatal.
Segundo o Sindicato Nacional dos Aeroportuários, dos participantes das assembleias, 91,17% aprovaram a contraproposta da empresa; 7,47% rejeitaram; e 1,36% se abstiveram. As cláusulas farão parte de um termo aditivo que será assinado pelo Sina e Infraero e anexado ao Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) vigente.
Diante do resultado, o Sina aguarda apenas a data para assinatura do termo aditivo a estatal. “Embora não tenhamos negociado todas as cláusulas do ACT esse ano, diante da turbulência ou instabilidade que o país atravessa no âmbito do governo federal e, consequentemente, tornando ainda mais vulnerável a situação da Infraero, tanto financeira quanto em relação à gestão, foi uma importante vitória conseguir superar esses obstáculos e chegar a um acordo digno para a categoria, garantindo a reposição salarial”, destaca a direção do Sindicato.
Concessionárias
As negociações entre o Sina e as concessionárias que administram os aeroportos de Guarulhos-SP, Campinas-SP, Galeão-RJ, Confins-MG, Brasília-DF e São Gonçalo do Amarante-RN continuam. Ainda não há informação sobre data de nova rodada.
Base Sina
A data-base da categoria é 1º de maio e estão em campanha cerca de 12 mil trabalhadores na Infraero e cinco mil nas concessionárias, totalizando 17 mil aeroportuários.