Aerus: “Mantenham a ansiedade controlada, pois nós já vencemos”, assegura a porta-voz da FENTAC, Graziella Baggio

Em áudio para o site da Federação, a porta-voz fala sobre o pagamento dos benefícios aos aposentados e participantes e garante: “ todos voltarão a receber de forma integral”

332

Para tranquilizar os aposentados e participantes do Aerus (Fundo de Pensão dos Trabalhadores da Varig, Transbrasil , entre outras), a porta-voz da FENTAC, Graziella Baggio, gravou um áudio para o FENTAC ao Vivo  para falar sobre o pagamento, que foi sancionado pela presidenta, Dilma Rousseff, no dia 31 de dezembro de 2014 – por meio da Lei  13.062 (antigo PLC31/2014).

A porta-voz conta que teve uma conversa na sexta-feira (9) e nesta segunda (12) com atual ministro da previdência, Carlos Eduardo Gabas, sobre o pagamento. Segundo Graziella, o ministro afirmou que o tesouro nacional já liberou o dinheiro, mas o valor não seria o total que está no projeto de Lei, mas sim, um valor referente aos atrasados (de setembro até agora).

“O governo não tem a pressa que nós temos e as questões burocráticas são maiores do que imaginávamos. Por conta dos parlamentares estarem assumindo cargos este ano e mudanças na política econômica, há este atraso na liberação. É possível que esse retroativo caia essa semana”, explica

Graziella reforçou que a proposta é que todos os aposentados e participantes sejam contemplados continua em pauta. “Essa conquista da tutela antecipada se refere unicamente aos aposentados e pensionistas do Aerus, mas, com certeza em breve, nós estaremos discutindo a questão maior na qual traremos a solução para os ativos e para o passivo trabalhista”, pontua.

A porta-voz também disse que é importante que os participantes se atentem aos comunicados oficiais feitos pela FENTAC e que agora é só uma questão de tempo. “As pessoas tem buscado informações, mas não são de fontes seguras. O importante é o que o dinheiro vai entrar e que todos aposentados e pensionistas voltarão a receber 100% dos seus benefícios. Mantenham a ansiedade controlada, pois nós já vencemos , finaliza.

Sobre o pagamento

Após uma longa batalha judicial, política e de grandes mobilizações organizadas pela Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil (FENTAC/CUT), pelo Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA/CUT) e pelas Comissões nos estados dos aposentados, a presidenta da República, Dilma Rousseff, sancionou no dia 31 de dezembro de 2014 a Lei 13.062 (antigo PLC31/2014), que libera R$ 248,265,342 milhões em créditos orçamentários para que o Ministério da Previdência Social cumpra sentença judicial de 19 de setembro de 2014, que determina a complementação dos benefícios para os beneficiários do Aerus.

FENTAC ao Vivo

Para ouvir o áudio da porta-voz do Aerus, Graziella Baggio, acesse o FENTAC ao Vivo, na página principal do site da Federação.

Vanessa Barboza, Redação FENTAC