#BrasilEmGreve: Aeroviários fazem protesto no embarque e no acesso ao Aeroporto JK

    832

    Aeroviários e integrantes dos movimentos sociais fizeram protesto na manhã desta sexta (28) na área de embarque e na principal via que da acesso ao Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, em Brasília.

    De acordo com a imprensa local, por volta das 5h30 desta sexta-feira (28), a mobilização contava com cerca de 300 manifestantes.

    Segundo o Sindicato Nacional dos Aeroviários (SNA), que representa trabalhadores que exercem atividades em solo, como operadores de check-in, mecânicos de pistas e auxiliares de bagagens, a paralisação deve ocorrer ao longo da manhã desta sexta, mas ainda não há um horário para terminar.                       

    Em nota, a Inframerica, concessionária responsável pela gestão do aeroporto de Brasília, informou que devido a greve geral, dos 26 voos previstos para o período de meia-noite às 06h, quatro sofreram atrasos acima de 30 minutos e dois foram cancelados.

    A greve geral desta sexta (28) acontece 100 anos após a primeira greve geral brasileira, realizada em junho de 1917, que durou mais de um mês e reivindicou a proibição do trabalho para menores de 14 anos e o pagamento de 50% de horas extras, entre outros benefícios que foram consagrados na Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), de 1943.