A FENTAC e Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA), representados pelo comandante Osvaldo Neto, também vice-presidente executivo da Federação Internacional das Associações de Pilotos (Ifalpa), participam de reunião do grupo Air Transport Regulation Panel, organizado pela Icao (Organização da Aviação Civil Internacional). A atividade acontece em Montreal, no Canadá.
Debate mais amplo
Na terça-feira (1º), a FENTAC, o SNA, a Fespla e a Ifalpa, além da Federação Internacional dos Trabalhadores em Transportes (ITF) e de sindicatos de pilotos como a Apla (Argentina), representada por Daniel Bianco, voltaram a rechaçar o projeto da Icao sobre liberação do transporte aéreo internacional, prática denominada como Bandeira de Conveniência.
É consenso entre as partes citadas que é necessário um debate mais amplo em diversos âmbitos e estudos que analisem os riscos e os impactos desse tipo de abertura, garantindo proteções claras aos trabalhadores e ao mercado de aviação regional nos diferentes países.
A proposta de Acordo Multilateral de Serviços Aéreos que está sendo discutida em Montreal tem objetivo de liberalizar totalmente o aceso a mercados de transporte aéreo internacional de passageiros e carga, permitindo total abertura do limite de capital estrangeiro e controle das companhias aéreas.
A Federação e o SNA continuarão trabalhando para que os aeronautas de hoje e das próximas gerações não sejam prejudicados por um projeto que abre espaço para a precarização das condições de trabalho dos tripulantes, diminuição de postos de trabalho, diminuição das garantias aos passageiros — e que além de tudo põe em risco os mercados locais de aviação.
Em nome da soberania nacional e da preservação de um mercado estratégico para o Brasil, assim como da preservação das economias dos países vizinhos e de seus próprios mercados de aviação, o a FENTAC e o SNA se posicionam contrário às propostas da Icao.
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Com SNA