O Sindicato Nacional dos Aeroportuários (SINA) e a CUT Pernambuco e outras entidades promoveram nos dias 23 e 24 de fevereiro o Ciclo de Palestras Saúde do Trabalhador(a) Aeroportuário(a), no Auditório do Aeroporto Internacional do Recife.
No encontro, foram debatidos o mosquito aedes aegypti e as consequências causadas pelas ocorrências da LER (Lesões por Esforços Repetitivos e DORT) – Doenças Osteoarticulares Relacionadas ao Trabalho.
Na abertura do evento, o Superintendente do Aeroporto, Alexandre Oliveira, elogiou a iniciativa do SINA/CUT, em promover um evento de grande importância, assinalando o envolvimento das organizações voltadas para os trabalhadores, trabalhadoras e a sociedade.
O presidente da CUT/PE, Carlos Veras, destacou a qualidade do evento e enfatizou a preocupação da Central com a saúde da classe trabalhadora, em todas as áreas e épocas, ressaltando que o momento era de enfrentamento dos males do mosquito transmissor dos males que atualmente atinge não só Pernambuco, mas até outros países do mundo.
Já Leonardo Félix, diretor da CUT/ PE e do SINA, ressaltou a importância do ciclo de palestras, uma vez que os efeitos causados pelos mosquitos atingem não só a saúde do trabalhador, como também diretamente os postos de trabalho, já que a proliferação do vetor reduz a demanda de turistas para o Estado, atingindo a geração de empregos. O dirigente destacou que a LER e a DORT são doenças as quais não se pode descuidar e que suas consequências são de difícil cura.