Aerus: FENTAC esclarece a aposentados andamento do Aerus em Porto Alegre

Porta-Voz, Graziella Baggio, e o presidente Sérgio Dias participaram da reunião

445

Cerca de 250 aposentados  aeronautas e beneficiários do Aerus  (Fundo de pensão dos ex-trabalhadores do Grupo Varig, Transbrasil, entre outros) participaram na terça-feira (11) de reunião convocada pela FENTAC e Comissão do Aerus em Porto Alegre. O encontro aconteceu no auditório da Paróquia do Colégio Salão João.

Na ocasião, a porta-voz da FENTAC/CUT, Graziella Baggio, esclareceu as últimas notícias do Aerus e chamou atenção sobre matérias veiculadas na internet erroneamente. “A matéria que  está circulando no facebook que no próximo dia 28  seria o prazo informado pela AGU, junto ao Ministério do Planejamento, para efetuar pagamentos é de outubro de 2014, portanto, está vencida. Fiquem atentos, porque isso cria uma expectativa desnecessária”, alerta.

Graziella  esclareceu que não há nenhum indicativo de sessão do Congresso para que seja votado o Projeto de Lei (PL) 02/15, que visa garantir o pagamento dos benefícios aos aposentados e pensionistas do Aerus. O PL já aprovado por unanimidade pela Comissão Mista de Orçamento (CMO) no dia 17 de junho.

""
Graziella, Sergio e representante da Comissão do Aerus em POA – foto: João Pereira

“Estamos conversando com os parlamentares e assim que tivermos uma data, divulgaremos a todos. Neste momento, queremos sensibilizar não apenas os deputados, como também o governo em busca de uma solução rápida com relação aos pagamentos a partir de abril”, enfatiza.

Justiça
A porta-voz também falou sobre o andamento no campo jurídico, informando que a partir do dia 17 há possibilidade de os embargos sejam colocados em pauta na 6ª turma do Tribunal Regional Federal.

Nesta questão, serão julgadas a abrangência da decisão, que desde o início, já beneficia todos os participantes. “Estamos otimistas nos itens que falam da complementação dos benefícios para os aposentados, pensionistas e elegíveis. Quero deixar claro que esse julgamento do embargo não tem nada a ver com o PL02”, finaliza.

FENTAC no ar
Mais esclarecimentos sobre a luta do Aerus acesse o comentário da porta-voz da Federação, Graziella Baggio, no portal da FENTAC.

Viviane Barbosa, da Redação da FENTAC/CUT