A FENTAC, os sindicatos filiados de aeroviários e aeronautas se reúnem nesta terça-feira (30) com o Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (SNEA), às 10h30, na sede da entidade patronal, no Ibirapuera, em São Paulo.
Na ocasião, as entidades darão continuidade às reuniões bimestrais, que estão asseguradas em Convenções Coletivas de Trabalho, e tem o objetivo de debater demandas dos profissionais da aviação.
Nos últimos anos, a FENTAC e os sindicatos sempre pautaram nessas reuniões com as empresas a necessidade de incluir nas CCTs cláusulas que visem melhorar desde as condições de trabalho e saúde dos aeronautas e aeroviários.
Nova relação de diálogo
Na primeira reunião bimestral deste ano, realizada em 16 de março, o SNEA propôs uma nova relação de “troca” com a FENTAC, que deve ser pautada por um equilíbrio justo entre as partes.
Na época, o presidente da FENTAC, o aeronauta na Gol, Sergio Dias, concordou com essa disposição de diálogo da bancada patronal e disse que o SNEA pode fazer história novamente, citando o exemplo da assinatura da Convenção Coletiva de Trabalho no mês da data-base das categorias, que é em 1º de dezembro. Há muitos anos isso não acontecia, as discussões da Campanha Salarial sempre eram mediadas pela Justiça.
Recuperação do poder de compra nos salários
Na ocasião, Dias disse que, além das questões específicas de cada categoria que serão levadas às reuniões, a grande preocupação neste ano dos sindicatos é com a recuperação do poder de compra nos salários.
“Estamos vivendo um cenário de catástrofe, mas a aviação sempre tem apresentado um bom desempenho, graças à força de trabalho dos profissionais”, explica Sergio.
Nos últimos quatro anos, enquanto o setor da aviação civil registrou crescimento de 33,9%, os ganhos reais frente ao INPC-IBGE não atingiram 1%. Recuperar esse poder de compra, que se acumula desde o ano passado, é um reconhecimento ao esforço trabalho dos aeroviários e aeronautas no desempenho do setor, bem como significará uma melhoria na qualidade de vida desses profissionais.
Calendário
Também ficou acordado entre as partes o calendário das próximas reuniões bimestrais: 18 de julho e 5 de setembro, às 10h30, na sede do SNEA, no Ibirapuera.