Táxi Aéreo: FENTAC e SNETA participam de audiência de conciliação nesta quarta (14)

    Na ocasião, será definido o rumo da convenção coletiva de 2016 dos aeronautas e aeroviários do setor

    393

    Na quarta-feira (14), será realizada a audiência de conciliação da Campanha Salarial dos aeronautas e aeroviários no Táxi Aéreo, proposta pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST) entre a FENTAC e o Sindicato Nacional das Empresas de Táxi Aéreo (SNETA). A audiência acontece às 14h, na sede do Tribunal, em Brasília e será mediada pelo vice-presidente do TST, ministro Emmanoel Pereira.

    Na última audiência realizada em 22 de  junho, não houve consenso para a assinatura da convenção coletiva de 2016, mas os sindicatos e as empresas acataram a sugestão do ministro para a realização de assembleias. Na consulta aos trabalhadores realizada pelos Sindicatos, a proposta patronal foi recusada.

    As empresas ofereceram reajuste de 10% nos pisos e 3,5% nos salários. A sugestão patronal ainda inclui aumento de 7,5% sobre os vales refeição e alimentação, as diárias e o seguro de vida, mas os percentuais não seriam retroativos à data-base dos trabalhadores, que venceu 1º dezembro de 2015.

    Os aeronautas e aeroviários no Táxi Aéreo reivindicam reajuste salarial de  11% sobre todas as cláusulas econômicas para repor a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), entre dezembro de 2014 e novembro de 2015.