Brasília: FENTAC debate questões dos aeronautas e aeroviários com Ministério dos Transportes

Entre os assuntos debatidos estão, assembleia da ICAO, mecânicos de voo e APACs

462

O presidente da FENTAC, Sergio Dias, participou na quinta (8) de reunião com o Secretário do Ministério dos Transportes, Dario Lopes, em Brasília.Também participaram do encontro o comandante Mario Amato, dirigente do Sindicato Nacional dos Aeronautas, e Carlos Gleison, do Sindicato Nacional dos Aeroviários, da base de Brasília.

Na ocasião, foi discutido o posicionamento do governo em participação na assembleia da International Civil Aviation Organization (ICAO), a partir do próximo dia 27 de setembro, em Montreal (Canadá) e a preocupação dos aeronautas e aeroviários com os acordos multilaterais, que podem causar prejuízos aos direitos trabalhistas, nível de emprego e soberania nacional.  

Outro ponto debatido foi a substituição dos mecânicos de voo por profissionais não qualificados e desvio de função na atividade do piloto, prática que tem sido feita pelas companhias aéreas a fim de economizar custos.  Recentemente, as quatro principais empresas aéreas do país foram autuadas no aeroporto JK, em Brasília, por tentativa de precarização de mão de obra. 

O tema também foi alvo de debate em audiência pública no Câmara dos Deputados. 

Por último, o encontro discutiu a questão dos Agentes de Proteção da Aviação Civil  (APAC's), que tiveram sua carga de trabalho aumentada, devido aos novos procedimentos nos canais de inspeção. Além disso, os sindicalistas questionaram as condições de trabalho dos funcionários dos aeroportos, principalmente àqueles sob concessão, pois não possuem instalações adequadas,  como refeitórios, banheiros e vestiários.

O Secretário do Ministério dos Transportes solicitou um detalhamento sobre a questão dos APAC’s e se comprometeu a dar uma resposta de todos os pontos discutidos na reunião nos próximos dias.