A nova direção da Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil da CUT (FENTAC) inicia com a realização de uma Oficina de Planejamento, que acontecerá, nos dias 7 e 8 de abril, no hotel Nobile Suites, em Congonhas, em São Paulo.
O evento reunirá dirigentes dos sindicatos filiados dos aeroviários de Guarulhos, Campinas, Pernambuco, Porto Alegre e também dos sindicatos de base nacional de Aeroviários, Aeronautas e Aeroportuários.
A oficina será ministrada pelo técnico e economista na Subseção do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) na Federação, Mahatma Ramos.
O Planejamento da FENTAC acontece um momento conturbado da conjuntura nacional brasileira, na qual o Congresso Nacional e o governo Temer propõem medidas que atacam e retiram direitos históricos da classe trabalhadora, expressos nas reformas da Previdência e Trabalhista.
Outra medida que representa um grave retrocesso para os trabalhadores é a Lei da Terceirização, sancionada pelo presidente Temer no dia 31 de março, que permite que as empresas terceirizem todas as suas atividades, até no setor público, e isso vai precarizar os empregos de milhões de brasileiros.
“Esse momento exige de nós uma maior capacidade para atuar diante de um cenário adverso, que atende uma agenda internacional, que tem impacto no setor da aviação. Nessa Oficina vamos buscar soluções para barrar esses ataques aos direitos da classe trabalhadora e não vamos aceitar nenhum direito a menos”, destaca o presidente reeleito na FENTAC, o aeronauta Sergio Dias.
28 de abril
Os dirigentes no Planejamento também definirão como o setor da aviação civil se engajará nas ações do dia 28 de abril, batizado de Dia Nacional de Mobilização e Greve Geral” contra as reformas da Previdência, Trabalhista e a Lei da Terceirização irrestrita. A ação é organizada pela CUT e pelos movimentos sociais e acontecerá em todo o país.
“Temos que ser protagonistas e os trabalhadores na aviação com certeza darão a sua contribuição para defender de forma intransigente os direitos”, frisa o presidente da FENTAC.
Serviço
Oficina de Planejamento Nova Direção da FENTAC/CUT
Data: 7 e 8 de abril (sexta e sábado)
Horário: 9h às 18h
Local: Hotel Nobile Suítes Congonhas, em São Paulo