O Sindicato Nacional dos Aeroviários acaba de lançar uma campanha nacional contra extensão de jornada nos check-ins da LATAM.
Segundo o Sindicato, a empresa está propondo uma mudança de carga horária de seis para oito horas, sob o argumento de que este aumento beneficiaria a categoria.
“Aceitar essa oferta não apenas implicaria em impactos danosos à saúde dos profissionais, como resultaria em prejuízos financeiros”, alerta a direção do Sindicato.
Confira a seguir os argumentos apresentados pelo SNA:
Aumento de 17% no salário? Será mesmo?
Segundo a empresa, funcionários teriam um aumento de 17% no salário. Porém, a direção entende que ao deixar de receber o correspondente em horas-extras, os trabalhadores teriam prejuízos financeiros. Afinal, pelas duas horas extras diárias, o (a) profissional recebe entre 100% e 150%.
SNA já ganhou ações contra a TAM pelas seis horas
Esta não é a primeira tentativa de aumento da jornada de trabalho no check-in de seis para oito horas. A TAM chegou a adotar esta prática entre 2001 e 2008. Para que a carga horária voltasse a ser de seis horas, o SNA precisou entrar com ações contra a companhia aérea. A determinação judicial deu ganho de causa para o Sindicato, com base nos prejuízos que o aumento de jornada causaria à categoria.
Danos à saúde
Todos os profissionais têm conhecimento sobre as doenças ocupacionais que as atividades no check-in podem ocasionar em função do esforço repetitivo e do excesso de peso carregado durante a jornada de trabalho. Lesões nas articulações das mãos e hérnia de disco são comuns entre agentes de aeroporto. Com o aumento da carga horária, a incidência dessas doenças tende a aumentar. Será que vale a pena sacrificar a sua saúde?
Aumento de jornada é prejuízo para a categoria
Dirigentes sindicais orientam aeroviários e aeroviárias a não aceitarem aumento da jornada de trabalho de seis para oito horas, com base em um aparente aumento de salário. O SNA já travou longa batalha judicial contra a empresa para evitar que isso acontecesse. Aceitar a proposta da LATAM não é apenas desmerecer todo um histórico de lutas por melhoria na qualidade de vida e de trabalho do profissional da aviação civil. É aceitar ganhar menos para trabalhar mais.
A partir desta semana, a direção do SNA vai visitar os aeroportos para distribuir folhetos e se colocar à disposição da categoria para tirar possíveis dúvidas. Será disponibilizado um pequeno questionário de múltipla escolha no informativo, que pode ser respondido em menos de um minuto. Ele deve ser destacado e entregue aos representantes sindicais.