FENTAC/CUT parabeniza aposentados e aposentadas da aviação

40

A Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação da CUT (FENTAC) parabeniza todos os aposentados e aposentadas pelo seu dia, celebrado nesta quinta-feira, 24 de janeiro.

A data surgiu há 96 anos, em 24 de janeiro de 1923,quando foi editado o Decreto 4682, fruto de projeto do deputado Elói Chaves, que instituiu a Caixa de Aposentadorias e Pensões para empregados de empresas privadas das estradas de ferro.

A matéria foi o ponto de partida para a criação, mais tarde, da Previdência Social no Brasil. A data, então, foi referenciada como o Dia Nacional do Aposentado.

Para além das felicitações àqueles que plantaram as sementes para um futuro virtuoso e um país melhor, dedicando suas vidas laborais, propomos neste dia uma pertinente reflexão: há, mesmo, motivos para comemorar?

O Brasil tem cerca de 40 milhões de aposentados e a triste realidade hoje é de ameaça às duras conquistas, angariadas ao longo de décadas. A proposta de reforma da Previdência que põe em xeque garantias históricas de aposentados e pensionistas é uma delas.

Por isso, teremos muitos desafios pela frente e é importante manter  sempre a nossa unidade!

Parabéns a todos aposentados e aposentadas da aviação civil

FENTAC/CUT