Campanha Salarial: Aeroviários e aeronautas aprovam reivindicações

Categorias lutam por reajuste salarial de 15% e 20% nos demais benefícios. Lançamento acontece nesta semana

404

Os aeronautas de São Paulo, Rio de Janeiro, Campinas, Brasília, Porto Alegre e os aeroviários de Guarulhos, Recife, Porto Alegre  e nas bases do Sindicato Nacional dos Aeroviários aprovaram as reivindicações da Campanha Salarial da Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil da CUT (FENTAC/CUT) 2015/2016. A data-base das categorias é 1º de dezembro e estarão em campanha cerca de 70 mil trabalhadores em todo o Brasil.

As principais reivindicações aprovadas pelos aeroviários e aeronautas neste ano são: reajuste de 15% nos salários (reposição da inflação, mais aumento real e produtividade das empresas) e de 20% nos pisos salariais e nas cláusulas econômicas (vales-alimentação e refeição e diária  para os aeroviários e para os aeronautas correções nas diárias nacionais e internacionais, vale-alimentação e seguro de vida), melhoria nas condições de trabalho, valorização e ampliação nos direitos sociais.

Segundo o presidente da FENTAC/CUT, o aeronauta, comissário de voo na Gol, Sergio Dias, a aviação vive boa fase no país. “A crise política não afetou a aviação e não será a desculpa para as empresas aéreas não avançarem nos reajustes e direitos que os aeronautas e aeroviários realmente merecem”, avalia o sindicalista.

Aviação registra bons resultados

O setor aéreo tem registrado bons resultados.  De 2011 a 2014, o Produto Interno Bruto brasileiro (PIB) teve um crescimento de 2,1%, sendo que em 2014 a aviação civil brasileira apresentou crescimento de 5,61%.  Em relação aos voos, a demanda internacional teve aumento de 49,6%. Já a doméstica apresentou crescimento de 88,2%, o que representa  aumento de 77,4%. Os dados são Subseção do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) na Federação.

Enquanto o modal rodoviário registrou 37,05% de passageiros em 2014, o aéreo teve 62,95%. “O avião foi o meio mais utilizado na Copa do Mundo FIFA 2014 no Brasil. Os números comprovam que o cenário de crise no País, para o setor da aviação, não apresentou impacto”, destaca o autor do estudo, o sociólogo Mahatma Ramos.

Entrega de Pautas, Arte da Campanha e Lançamento

A FENTAC e os sindicatos filiados entregarão as pautas de reivindicações para o Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (SNEA), que representa as companhias TAM, Azul e Avianca, nesta semana, também acontecerá um ato de lançamento da Campanha. As entidades também divulgarão na segunda-feira a arte e o slogan da Campanha Salarial 2015/2016.

Viviane Barbosa, da Redação FENTAC/CUT, com a colaboração de Bruna Martucchi