FENTAC solicita reunião com a ANAC para discutir importância do Mecânico de Manutenção

Entidade encaminhou ofício para a agência reguladora da aviação no Brasil em busca de dialogar sobre a importância do Mecânico de Manutenção

122

Nesta quinta (27), a Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil (FENTAC) enviou um ofício para a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) solicitando uma reunião. No encontro, a FENTAC buscará defender a importância do Mecânico de Manutenção de Aeronaves, profissional fundamental para a segurança de voo.

Ainda na tarde desta quinta-feira, a ANAC respondeu a FENTAC reconhecendo o recebimento da solicitação e garantindo o encaminhamento interno da demanda.

O pedido da reunião e a urgência da defesa destes profissionais vêm após sucessivas investidas das áreas em sucatear a profissão do Mecânico de Manutenção nos aeroportos, com demissões, mudanças nos setores e até mesmo um movimento político para que seja revista a necessidade desses profissionais.

Para a FENTAC, uma mudança dos Regulamentos Brasileiros da Aviação Civil (RBAC) que retire a presença desses profissionais como item obrigatório pode colocar em risco a segurança de voo. Conforme anteriormente disse em editorial, a Federação acredita que “[…] não há acostamento no céu, uma vez que hajam problemas, eles podem ser fatais”.

A FENTAC se compromete em continuar informando a categoria sobre os desdobramentos do caso e ainda pontua que “não abriremos de defender a excelência da aviação e a segurança de toda a comunidade aeroportuária”.

Confira o ofício na íntegra:

Oficio 014 2021 FENTAC ANAC RBAC Segurança de Voo 27 08 2021