Seminário aponta rumos da próxima Campanha Salarial

Entidades representantes dos trabalhadores se reuniram para discutir a Campanha Salarial

166

Nos dias 13 e 14 de setembro, em Santa Isabel, São Paulo, a Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil (FENTAC) promoveu o Seminário de Planejamento da Campanha Salarial Unificada 2021/2022.

A atividade reuniu durante os dois dias representantes dos sindicatos de aeroviários de Guarulhos, Porto Alegre e Recife, assim como do Sindicato Nacional de Aeroportuários (SINA) e do Sindicato dos Trabalhadores Auxiliares na Aviação de Guarulhos (SINTAAG).

O principal foco deste seminário foi unificar uma pauta de reivindicações a ser sugerida para os trabalhadores durante as assembleias de abertura da Campanha. Para isso, foram discutidas as conjunturas nacional, política e econômica, assim como a conjuntura da aviação.

Para os dirigentes que participaram do encontro, os principais pontos a serem discutidos nas assembleias devem ser a manutenção dos direitos conquistados na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) e um reajuste nas cláusulas econômicas, com reposição salarial.

Isso porque o quadro de crise enfrentando no ano passado, quando não houve reajuste, já não é mais realidade. Segundo reportagem da Agência Brasil, em agosto deste ano o tráfego aéreo já registrou números que alcançam 70% do patamar pré-pandemia. Em algumas empresas, o comparativo mês a mês com 2020 registra um crescimento de cerca de 200%.

Passado esse momento turbulento da aviação, os sindicatos e a Federação trabalham para que sejam retomadas as conquistas nos padrões que aconteciam antes da crise gerada pela covid-19. “Temos certeza que nesta mesa de negociações daremos o nosso melhor, e contamos com a categoria para mostrar a nossa força”, afirma a direção da FENTAC.

Sobre as assembleias, a direção afirma que “desejamos bons encontros para os sindicatos filiados, e que os trabalhadores tenham consciência de sua força, comparecendo nos e participando deste que é o momento mais importante do nosso ano”, sinaliza a direção da FENTAC.