Em Seminário, realizado nos dias 15 e 16 de agosto, no hotel Nobiles em São Paulo, cerca de 60 dirigentes dos sindicatos dos aeroviários de Recife, Campinas,Guarulhos, Porto Alegre, dos sindicatos de base Nacional dos Aeroviários e Aeronautas fizeram um debate propositivo sobre os cenários político, econômico e abordaram os impactos da nova Lei Trabalhista.
O presidente da FENTAC, o aeronauta Sergio Dias, ficou muito satisfeito com os debates, as sugestões e a participação dos aeroviários e aeronautas.
“Estou muito otimista. Debatemos ações que vão engajar as nossas categorias. Saímos daqui ainda mais confiantes e preparados para conquistar nesta Campanha avanços para nossas categorias”, conta.
Cenário aquecido para aviação
Sobre o cenário econômico da aviação, os dirigentes destacaram que a conjuntura agora é muito melhor, em razão da tendência de melhora da economia, mesmo que tímida, as empresas aéreas já estão se recuperando economicamente.
Na avaliação dos sindicalistas, no último ano ocorreram diversas demissões no setor, mas em contrapartida houve um aumento da produtividade e a recuperação dessas margens e o esforço dos aeroviários e aeronautas devem ser recompensados pelas empresas aéreas nessa Campanha Salarial.
Assembleias
Os dirigentes também debateram um pré-calendário de lutas. Em setembro, os sindicatos farão assembleias nas suas bases para consultar os trabalhadores sobre as pautas de reivindicações. Também serão definidas nestas assembleias quando será a data da entrega das pautas ao SNEA e o lançamento oficial.