Aeronautas discutem temas importantes da aviação na 73ª Conferência da Ifalpa

Evento foi realizado em Luxemburgo, na Europa

1255

Dirigentes do Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) participaram da 73ª Conferência da Ifalpa (Federação Internacional das Associações de Pilotos). O evento no dia 16 de março, em Luxemburgo, na Europa. Também participaram representantes das associações Asagol (Tripulantes na Gol) e ATT (Tripulantes na TAM).

Entre os assuntos mais importantes discutidos na conferência foram os efeitos dos processos de globalização e liberalização dos mercados, crescimento das companhias low cost, o aumento da participação do capital estrangeiro, bandeiras de conveniência e a questão das ameaças aos direitos trabalhistas causadas por ataques de governos e empresas. 

Além disso, foi tratada a  questão das alianças Globais , acordo de code share e joint venture por parte das empresas. O evento também debateu a regulamentação de drones.

Segundo o SNA, a consolidação da organização dos pilotos que trabalham para empresas transnacionais, como Ryanair e Norwegian, marcou parte dos trabalhos da Federação durante a Conferência.  “Com apoio da ECA (European Cockpit Association), esses pilotos começaram a ser representados por sindicatos locais em diversas bases das empresas em diferentes países —e podem assim negociar seus contratos de trabalho de forma coletiva, e não mais em contratos individuais”, destaca a entidade.

Moção

Durante o evento, também foi aprovada uma moção de repúdio à Avianca Colômbia devido ao episódio das negociações com pilotos da companhia, que culminaram numa greve da categoria no país, e que hoje sofrem fortes represálias por parte da empresa.

A Fespla (Federação dos Sindicatos de Pilotos da América Latina) também marcou presença na conferência, demonstrando a união da região no cenário internacional.