Pesquisa da ITF e Universidade canadense analisa condições de trabalho e gênero no setor de transportes

Os resultados serão importantes para que os sindicatos desenvolvam estratégias, como campanhas ou ações, que protejam os direitos dos trabalhadores

854

A  Federação Internacional dos Trabalhadores em Transportes (ITF) e a Universidade Western, no Canadá, estão fazendo uma pesquisa para identificar como estão as condições de trabalho e a igualdade de gênero no setor de transportes.

A iniciativa é do Departamento de Mulheres na ITF e o levantamento é direcionado à trabalhadora e trabalhador de qualquer setor de transporte da base da Federação Internacional (abaixo).

O questionário busca identificar como estão as condições de trabalho, se há igualdade de gênero, o combate à violência doméstica, bem como a discriminação, assédios moral, sexual e também quais são as políticas e normas das empresas de transportes sobre essas questões.

Confidencialidade

A pesquisa da ITF garante a confidencialidade das informações. “Os dados serão usados para fins de investigação. Nenhuma informação do local, país ou nome da pessoa que colaborou com as respostas serão divulgados”, informa o órgão.

A ITF destaca que as respostas da pesquisa serão valiosas para que os sindicatos desenvolvam  estratégias, como campanhas ou ações, que protejam os direitos dos trabalhadores, bem como exijam o respeito à igualdade de oportunidade para todos, além de combater práticas antissindicais, assédios e discriminação no trabalho. “As empresas de transportes deveriam adotar medidas igualitárias e inclusivas, mas infelizmente não é assim na prática”, alerta nota da instituição.

Acesse aqui a pesquisa, participe!
https://uwo.eu.qualtrics.com/jfe/form/SV_6VvQgQmPoBnObQ1?Q_Language=ES-ES

ITF Mundial

Hoje, a  Federação Internacional dos Trabalhadores em Transportes (ITF) tem 248 sindicatos e federações filiados  nos setores marítimo, portuário, aviação civil, ferroviário, transporte rodoviário e urbano, pesca, turismo e navegação fluvial que estão localizados em 115 países do mundo (Europa, Norte América, Ásia Pacífico, América Latina e Caribe, Mundo Árabe e África). Cerca de 2,1 milhões de trabalhadores são filiados aos sindicatos. 

Nos últimos 10 anos, a região da América Latina registrou um aumento de 72% de representação de trabalhadores, considerado o maior crescimento da ITF no mundo inteiro. 

Segundo a ITF, na aviação civil estima-se que há cerca de sete milhões  de trabalhadores no mundo.