Porto Seguro: Após greve, Bahia Airport Service chama SNA para negociar
Cerca de 140 aeroviários da empresa auxiliar Bahia Airport Service fizeram greve no último sábado (14) no Aeroporto Internacional de Porto Seguro. Segundo o Portal Radar Notícia, que divulgou e cobriu a paralisação, os efeitos da greve causaram atrasos de aterrissagem e decolagem das aeronaves e foram sentidos logo nos primeiros momentos gerando queixas de passageiros com repercussão instantânea na mídia e nas redes sociais.
A reportagem noticiou que diante da situação que se agravou durante a madrugada, a empresa Bahia convocou uma reunião, em caráter de urgência, com o diretor do Sindicato Nacional dos Aeroviários, (SNA), Nilton Motta. Na negociação, ficou estabelecida uma pausa temporária do movimento grevista até o próximo dia 20 (sexta-feira), para que a Bahia Airport Service assine um documento no qual se comprometa em atender imediatamente as exigências da categoria, caso contrário, os profissionais voltarão à greve.
Nilton pontuou que a principal reivindicação é que seja adotado o piso salarial da categoria. “O sindicato, juntamente com os aeroviários, não pretende estragar o carnaval de ninguém ou prejudicar o turismo local, infelizmente estamos sendo forçados a recorrer à paralisação, diante da postura intransigente da empresa que se recusa respeitar as decisões estabelecidas na Convenção Coletiva de Trabalho 2014/2015. “Também decidimos suspender a paralisação visando não prejudicar os turistas que estão desembarcando na cidade e permitir mais alguns dias para que as reivindicações da categoria sejam atendidas”, salientou o dirigente.
Agenda política
O sindicalista informou que agendará reuniões com o deputado estadual Robério Oliveria e com a prefeita de Porto Seguro, Cláudia Oliveira, ambos do PSD, para buscar medidas urgentes a fim de solucionar os problemas enfrentados pela categoria, que destacam além dos sucessivos descumprimentos das determinações judiciais e das leis trabalhistas por parte da empresa até ao alto grau de risco/perigo da situação de trabalho dos aeroviários, que são responsáveis pela segurança do voo e vida de terceiros.
Assédio Moral
Durante os dias que antecederam o início da greve, a reportagem do Radar Notícia recebeu denúncias de que a empresa Bahia Airport Service ameaçou de demissão os funcionários que aderissem ao movimento grevista. A empresa também informou aos funcionários que algumas das empresas aéreas, que são atendidas pela BSA, já haviam rompido os contratos de prestação de serviços auxiliares na eminência de uma paralisação, e que diante de tal situação, o quadro de funcionários seria reduzido.
A Radar Notícia apurou que nenhuma empresa aérea rompeu com os contratos de prestação de serviços. Funcionários revelaram que existe um grande clima de insegurança. Medo de demissão e insegurança diante das dificuldades para realizar a homologação da rescisão do contrato de trabalho e de não receber as verbas rescisórias, uma vez que a BSA fere a CLT.
Segundo informações dos funcionários, o diretor da empresa que administra o Aeroporto Internacional de Porto Seguro, que faz parte da Sociedade Nacional de Apoio Rodoviário e Turístico (SINART), Carlos Roberto Reis Rebouças, disse várias vezes que se alguma das empresas aéreas cancelarem o contrato, 50% dos funcionários serão demitidos e que terão problemas para efetuar a homologação e a BSA continuará existindo.
BSA
A Bahia Airport Service emprega 140 funcionários e pertence ao mesmo grupo econômico da SINART, que é a administradora do Aeroporto Internacional de Porto Seguro, que por sua vez, terceiriza diversos serviços e atividades para serem executados na aérea que administra. Esta prática caracteriza-se como monopólio econômico. Todas as empresas aéreas que pousam e decolam no Aeroporto são atendidas pelos funcionários da BSA.
Por Messias Filho do Portal Radar de Notícia de Porto Seguro – edição para o Portal FENTAC – Viviane Barbosa
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