RJ: Aeroviários e aeronautas no táxi aéreo param Aeroporto de Macaé

Categorias realizaram paralisação na manhã de segunda (31)

357

Aeroviários e Aeronautas do táxi aéreo realizam paralisação no Aeroporto de Macaé (RJ), na segunda (31), com apoio da FENTAC/CUT. O movimento iniciou às 4h da manhã e terminou às 9h.

Durante o ato, representantes da categoria receberam uma grave denúncia do público usuário: para que helicópteros não ficassem no chão, as empresas tentavam burlar normas de segurança, como a pesagem da bagagem e passagem pelo Raio-X. “Eu me recusei a embarcar, fiquei com medo. Isso está errado”, declarou um passageiro que pediu para não ser identificado.

Dirigentes sindicais pediram que passageiros não se submetessem a esse tipo de procedimento, que prejudica seriamente a segurança de voo. Enquanto a movimento era realizada, apenas cinco helicópteros decolaram, entre 7h e 8h.

Segundo a Infraero, houve atraso em mais de 30 voos. Apesar de as empresas alegarem que os cancelamentos foram motivados pelo mau tempo, embarcar no aeroporto de Macaé era impossível, já que em torno das 8h o check-in foi fechado.

Mediação no TST

Nesta terça 1º de setembro, os sindicatos do setor aéreo filiados à FENTAC/CUT participam de audiência de conciliação no TST (Tribunal Superior do Trabalho), em Brasília, junto ao Sindicato Nacional das Empresas de Táxi Aéreo (SNETA) e com o ministro Ives Gandra. A greve realizada no dia 31 deve dar novo rumo às negociações, já que, até então, as empresas do setor afirmavam que os Sindicatos dos Aeroviários e Aeronautas não conseguiriam parar aeroporto algum, o que deixava empresários em posição confortável.

Após um ano de negociações, o patronal continua a negar reposição salarial de acordo com o INPC (Índice Nacional de Preço do Consumidor), que segundo levantamento do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) representa aumento de 6,3%. Além disso, empresas se recusam a pagar o retroativo. A data das categorias é em 1º de dezembro.

 

Do Sindicato Nacional dos Aeroviários