Sergio Dias é eleito presidente do Comitê Regional da Aviação Civil da América do Sul e Caribe da ITF Américas

Eleição aconteceu durante Conferência Regional da Aviação Civil da ITF realizada em Bogotá, na Colômbia

406

O presidente da FENTAC e aeronauta, Sergio Dias, foi eleito presidente do Comitê Regional da Aviação Civil da América do Sul e Caribe da Federação Internacional dos Trabalhadores em Transportes (ITF) Américas, durante reunião da Conferência da Aviação Civil, no dia (15) em Bogotá, capital da Colômbia.

Também foram eleitos como vice-presidentes, Rubén Fernández, secretário geral da UPSA (Argentina), Cristina Cadavid, secretária geral da ACAV (Colômbia) e David (Caribe)

A atividade reuniu mais de 70 representantes de trabalhadores de diversos países da América Latina e do Caribe. 

O encontro discutiu políticas organizacionais para os próximos quatro anos e abordou questões relativas às mudanças na aviação no continente.  27 organizações sindicais em todas as áreas e empresas de transporte aéreo no Chile, Peru, Colômbia, Equador, Brasil, Argentina, Guiana, Barbados, Paraguai, Venezuela, Panamá, El Salvador, compartilharam experiências de organização, como por exemplo o aumento da sindicalização na região.

O evento também foi palco do Encontro Regional da Rede Sindical Latam realizado nos 13, 14, 15 e 16 de setembro.

Rede Sindical Latam

No primeiro dia da atividade (13), os sindicalistas debateram o fortalecimento da Campanha Internacional  em defesa da profissão do mecânico de aeronave e contra a terceirização no trabalho, bem como o andamento das campanhas salariais que iniciaram em alguns países, no Brasil, a data-base é 1º de dezembro. 

Já no dia 14, foi discutido informes sobre as Campanhas Salariais do Equador e Paraguai, que são os únicos países sem negociação coletiva. Outro ponto abordado foi a implementação do MAR,  projeto que visa eliminar a inspeção do mecânico quando o avião esta em transito substituindo por um funcionário sem a devida licença para realizar a função.

“Infelizmente a Latam está expandido a precarização e substituindo mecânicos de voo qualificados por profissionais não habilitados em toda a América do Sul”, pontua o presidente da FENTAC, Sergio Dias.

Foi revisada também a estratégia e compromissos da rede Latam para 2016/17 e a elaboração do plano de trabalho por país e ações coordenações conjuntas.

Medidas protetivas

No encontro, foi articulado que cada representante de trabalhadores fizesse ações em seu país para ratificar medidas protetivas, que garantam postos de trabalho e nível de emprego.

Outro ponto debatido foi a criação de medidas protetivas em relação à política dos céus abertos, sugerida pelas Organizações Sindicais de Pilotos (Argentina) e Aeronautas (Brasil).

Moções

Os sindicalistas participantes do Encontro Regional da Rede Sindical Latam-ITF também aprovaram a moção de apoio à democracia no Brasil e toda a região. “Também elaboramos uma carta de repúdio às práticas antissindicais, como demissões de dirigentes sindicais, no exercício de seus mandatos e outra em repúdio ao projeto de lei da terceirização, que faz parte da reforma trabalhista proposta por Michel Temer”, conta Dias.

O presidente da FENTAC completa que o Encontro foi bastante produtivo. “Com a união e solidariedade de todos os sindicatos será fundamental para avançar nas lutas”, finaliza.

Conferência Regional em Cartagena 2017

A próxima reunião Comitê Regional da Aviação Civil da América do Sul e Caribe da ITF Américas será em Cartagena (Colômbia).