FENTAC/CUT e Sindigru repudiam demissões e terceirização nos setores da Latam no GRU Airport

Empresa anunciou a demissão em massa de cerca de 1000 trabalhadores e trabalhadoras ao Sindicato na segunda-feira (20)

935

A Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil da CUT (FENTAC) e o Sindicato dos Aeroviários de Guarulhos (Sindigru) repudiam a decisão da empresa aérea Latam que  terceirizou toda a sua operação de rampa e limpeza (ground handling), gestão de equipamentos de solo (GSE) e atendimento a clientes com bagagens perdidas ou danificadas (Lost Luggage) no Aeroporto Internacional de Guarulhos (GRU Airport) — considerado o maior do Brasil e o mais movimentado da América Latina em número de passageiros transportados. 

A Coordenação de Relações do Trabalho da Latam comunicou essa mudança no contrato de trabalho ao Sindigru em reunião realizada na noite de segunda-feira (20).  A empresa também terceirizará a rampa no Aeroporto do Galeão (RJ), o corte atingirá 350 trabalhadores e trabalhadoras, que também estão mobilizados para evitar o desemprego e a precarização do trabalho. Já na base do Sindicato Nacional dos Aeroviários, a Gerência da empresa informou que não irá terceirizar. 

Em Guarulhos, a medida atingirá  850 trabalhadores e trabalhadoras aeroviários, pais e mães de família, que foram atingidos pela nefasta Lei 13.467/2017, a "deforma" trabalhista aprovada pelo governo Michel Temer (MBD-SP)  — que permite a terceirização da atividade-fim, a principal do negócio da empresa. 

Importante destacar que desde início o Sindigru, com o apoio da FENTAC, tem feito uma luta permanente na base, alertando os aeroviários e aeroviárias sobre os prejuízos que essa tal Reforma acarretaria aos direitos. O Sindicato tem mobilizado a categoria para a luta e resistência em defesa dos direitos e conquistas. 

Para as entidades, a terceirização da Latam é mais um duro golpe aos direitos dos aeroviários e aeroviárias e ressaltam que exigirão da empresa que cumpra sua promessa de reaproveitar esses trabalhadores, com experiência e anos de trabalho, em outras funções na empresa.

Revogação da Lei Trabalhista
 
As eleições deste ano são uma ótima oportunidade para a classe trabalhadora e a população brasileira darem um “basta” nas urnas, ao elegerem para os parlamentos, governos estaduais e Presidência da República candidatas e candidatos sérios que tenham esse compromisso em revogar essa Legislação nefasta que vem destruindo os direitos dos trabalhadores e trabalhadoras que foram conquistados com muita luta.

A FENTAC e o Sindigru defendem que sejam respeitados todos os direitos conquistados nas Convenções Coletivas de Trabalho, bem como o fim do trabalho intermitente e da terceirização fraudulenta. É fundamental também mecanismos de proteção aos direitos, principalmente neste momento em que o mundo do trabalho está em mudança.

Todo nosso respeito, apoio aos trabalhadores e trabalhadoras da Latam no Aeroporto Internacional de Guarulhos. Estaremos sempre do seu lado!

Diretoria da FENTAC/CUT
Diretoria do Sindicato dos Aeroviários de Guarulhos

 

Assista ao vídeo da entrevista do presidente do Sindigru para CUT-SP