Campanha Salarial: Aeronautas flexibilizam reivindicação salarial, mas SNEA não avança

A categoria pede 9% de aumento no salário e benefícios; negociação dos aeroviários acontece nesta quarta (7)

345

Terminou sem avanço a rodada de negociação da Campanha Salarial entre a Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil (FENTAC/CUT), o Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA/CUT) e o  Sindicato Nacional das empresas Aéreas (SNEA). A reunião aconteceu na segunda-feira (5), na sede do SNA, em São Paulo.

Participaram da rodada o presidente da Federação, Sergio Dias, o presidente do SNA, Comandante Adriano Castanho, o presidente da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), Eduardo Sanovicz e representantes dos RHs das companhias aéreas TAM, GOL, Avianca e Azul.

Sem avanço

Os aeronautas haviam definido em assembleia, realizada em 22 de dezembro, flexibilizar a reivindicação do aumento salarial de 11% para 9%. No entanto, novamente, o SNEA manteve a proposta econômica de reajuste salarial de  6,33%, ou seja, apenas a reposição integral da inflação da data base da categoria, 1º de dezembro, calculada pelo INPC do IBGE  e nenhum avanço nas cláusulas sociais.

O SNA e a FENTAC consideram a proposta patronal "aquém do aceitável", pois não promove aumento real nos salários. 

Assembleia

O Sindicato convocou assembleias com a categoria para esta quarta-feira (7) que definirá os rumos da Campanha Salarial. As assembleias acontecem a partir das 13h30 (1ª convocação) e 14h (2ª convocação) em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Belém e Campinas.

Rio de Janeiro

Sede do SNA: Av. Franklin Roosevelt, 194 – 8º andar – Castelo/RJ

São Paulo
Hotel Slaviero: Rua Baronesa de Bela Vista, 499 – Vila Congonhas, SP

Porto Alegre
Representação Sindical de Porto Alegre: Rua Augusto Severo, 82 – Bairro São João/RS (Sindicato dos Aeroviários)

Belo Horizonte
Representação Sindical de Belo Horizonte: Praça Bagatelle, 204 – Aeroporto da Pampulha – Vista Panorâmica s/nº – São Luis/MG

Campinas
Representação Sindical de Campinas: Rod. Santos Dumont, Km 66 – S/N – Centro Empresarial Viracopos 2º andar – Auditório

Belém
Representação Sindical de Belém:  Av. Senador Lemos, 19 – Passagem São Luiz – Sacramenta – PA.

Aeroviários

A FENTAC/CUT e o SNEA continuam a negociação dos aeroviários nesta quarta-feira (7), às 14h30, na sede do Sindicato patronal, no Ibirapuera, em São Paulo.

Em campanha

A data-base das categorias é 1º de dezembro e estão em campanha cerca de 70 mil aeronautas e aeroviários em todo o País. A base da Federação é representada pelo Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA/CUT), pelos Sindicatos regionais dos Aeroviários de Guarulhos, Porto Alegre, Campinas, Recife e pelo Sindicato Nacional dos Aeroviários (SNA/CUT), que representa 22 estados.

Hotsite da Campanha

Os slogans da Campanha Salarial da FENTAC são “Desafio a empresa a me valorizar” e “Chega de Ganhar Mal, Queremos mais Direitos e Ganho real”. A entidade fez um hotsite(www.aeronautaseaeroviarios.com.br) que traz informações sobre a aviação civil no Brasil, no mundo, comparativos dos salários nos últimos anos, perfil das categorias, receita das companhias aéreas e imagens da repercussão da Campanha nos aeroportos de todo o Brasil.

 

Redação FENTAC  com Assessoria de Imprensa do Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA)