Dia do Trabalhador: FENTAC reforça seu compromisso com trabalhadores e trabalhadoras do setor aéreo 

191

 

Neste Dia do Trabalhador e da Trabalhadora, a Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil (FENTAC) reforça seu compromisso em lutar pelos direitos de toda a categoria. 

Estamos vendo o setor aéreo se aquecendo após a pandemia. Com o aumento na quantidade de voos e do movimento de passageiros, já temos somente no primeiro trimestre de 2023 um fluxo de passageiros similar ao mesmo período em 2019. 

Por isso, um ponto que devemos batalhar urgentemente é o fortalecimento dos pisos salariais. Está mais do que na hora do trabalhador e da trabalhadora aéreo ser reconhecido, respeitado e tratado com dignidade. 

Ao longo de todos esses anos, ainda não tivemos um governo que de fato entendesse as demandas do setor aéreo, dando a devida atenção às necessidades dessa categoria tão importante dentro do setor de transportes. 

Precisamos nos fortalecer nas negociações coletivas. Precisamos lutar para que não sejam feitas privatizações dos aeroportos. Precisamos lutar para que não aconteçam terceirizações sem qualquer restrição. Precisamos nos unir para impedir a desvalorização do trabalhador e evitar a precarização dos serviços.

Não podemos deixar que os nossos trabalhadores sejam vistos somente como um custo para as empresas e permitir que somente os grandes empresários saiam ganhando.

Exemplo disso é a necessidade dos trabalhadores e trabalhadoras do setor aéreo ter voz ativa nas negociações sobre a questão dos subsídios de combustíveis. Nós da FENTAC iremos batalhar para garantir os interesses da categoria!

Nossa esperança é que, com esse novo governo, o setor aéreo seja tratado com a devida dignidade e respeito, já que agora temos um Ministério de Portos e Aeroportos. Esperamos que nos próximos anos possam ver o setor de uma maneira diferente, compreendendo que é uma peça fundamental da engrenagem para o crescimento do Brasil.  

A FENTAC deseja a todos um ótimo Dia do Trabalhador.

Seguimos nossa caminhada de luta!