O programa “Defensoras das Mulheres” de combate à violência contra a mulher da ITF (Federação Internacional dos Trabalhadores em Transportes) foi abordado no Encontro Regional dos sindicatos de trabalhadores do setor da aviação civil, realizado nos dias 28 e 29, na sede do Sindicato dos Aeroviários de Guarulhos.
Neste Encontro, participaram tripulantes e aeroviários de doze países da América Latina das empresas aéreas Latam e Avianca dos setores de Rampa e dos Serviços de Navegação nos Aeroportos, entre outros.
Representando o Brasil participaram os sindicatos aeroviários de Porto Alegre, Pernambuco, Guarulhos e os de base Nacional dos Aeroviários, Aeronautas e Aeroportuários, filiados à FENTAC/CUT.
Mara Meiry – foto: Dino Santos
A sindicalista Mara Meiry, coordenadora do programa no Brasil pela ITF que está sendo desenvolvido pelo Sindicato Nacional dos Aeroportuários (Sina), falou sobre o 2º Treinamento do programa, ocorrido no Brasil do dia 12 a 14 de novembro, que reuniu mulheres dirigentes dos sindicatos dos aeroviários, aeronautas e aeroportuários do Brasil; Tripulantes de Cabine do Peru e dirigentes do Sindicato das Carreteras (caminhoneiros) da Argentina.
"Debatemos a importância de inserir cláusulas nas mesas de negociações que possam amparar e proteger as trabalhadoras vítimas de violência doméstica. No setor aeroportuário temos empresas que já manifestaram interesse", conta a dirigente que é Secretária da Mulher da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes e Logística (CNTTL).
Recentemente, Mara assumiu a Secretaria de Formação do Sina. "Há 20 anos não havia uma mulher na Executiva da entidade", destaca nota do Sindicato.
Mães, mulheres e sindicalistas
Dina e Elsi – foto: Viviane Barbosa/Mídia Consulte
O Portal da FENTAC ouviu as sindicalistas e mães Dina Feller, comissária de voo e coordenadora de Organização Sindical da ITF das redes Latam e Avianca na América Latina, e Elsi Cedeño, dirigente do Sitecmap (Sindicato de Técnicos de Mantenimiento de Aeronaves), do Panamá, que falaram sobre a importância de participar desse Encontro Internacional.
“É fundamental que os sindicatos estejam organizados, fortes e sejam capazes de pensar no futuro os cenários desejáveis e possíveis para a classe trabalhadora. Estamos vivendo a ‘estrangelização’ da indústria da aviação civil e precisamos ter uma profunda consciência política”, explica Dina Feller.
Já Elsi, que participou pela primeira vez, destacou que retornará para seu país e base com a missão de fortalecer o Sindicato dos Técnicos de Manutenção de Aeronaves e, em parceria com os demais países da América Latina, construirá ações para melhorar as condições de trabalho,saúde e segurança dos trabalhadores.
Elsi com sua filha – foto: Viviane Barbosa/Mídia Consulte
Dina e Elsi com suas bebês – foto: Kalinka Santos/Sina
Confira os vídeos sobre o 2º Treinamento do Programa "Defensoras das Mulheres" da ITF: