FENTAC participará de audiências públicas da ANAC para debater mudanças no setor aéreo

Reuniões serão realizadas nos dias 5 e 8 de abril, em Brasília e São Paulo, respectivamente

353

A FENTAC participará de audiências públicas promovidas pela Diretoria Colegiada da  Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), que irão discutir mudanças estruturais no setor aéreo brasileiro.

A decisão da Agência foi publicada no dia 9 de março e as primeiras reuniões serão realizadas nos dias 5 de abril, em Brasília, e 8 em Congonhas, São Paulo, ambas às 9h da manhã.

Segundo a ANAC, as audiências vão discutir propostas para a melhoria do ambiente de negócios no país, bem como à  diversificação de serviços, à redução dos custos das empresas aéreas e ao incentivo à concorrência, buscando, ao final, reduzir os preços das passagens a fim de estimular o crescimento do mercado e a entrada de empresas de serviços de baixo custo (low cost) e a universalização do transporte aéreo.
 

Impactos

Para o presidente da Federação, Sergio Dias, a preocupação é que essas medidas possam impactar de maneira negativa os trabalhadores na aviação, gerando redução da mão de obra e precarização do trabalho. "Vamos acompanhar essas audiências públicas e nos manifestar em defesa da manutenção do nível dos postos de trabalho e das melhorias nas condições de trabalho dos aeroviários, aeronautas e aeroportuários, que representamos na nossa base nacional", frisa.

Também serão discutidas medidas para aprimorar os direitos dos passageiros do transporte aéreo.