Contra as demissões de aeroviários na LATAM Uruguai, trabalhadores na aviação no Aeroporto Internacional Comodoro Arturo Merino Benítez, em Santiago, realizaram um protesto. A mobilização aconteceu em 15 de dezembro.
Organizada pela Red Latam, o ato chamou a atenção dos passageiros sobre a atitude desumana e arbitrária que a companhia tomou ao demitir 34 trabalhadores sem nenhum aviso e perto das festas de fim de ano.
Segundo a imprensa uruguaia, a LATAM informou que decidiu terceirizar seu serviço de check-in nos aeroportos de Montevidéu e Punta del Este. Essa medida arbitrária viola todas as garantias dos trabalhadores contidos em seus acordos coletivos.
A FENTAC e seus sindicatos filiados dos Aeroviários de Guarulhos, Pernambuco, Porto Alegre e o Nacional de Aeroviários repudiam veementemente a demissão arbitrária dos trabalhadores e espera que as autoridades competentes do Uruguai apliquem medidas para reverter essas demissões, que colocarão em risco as operações em solo e a segurança de voo dos passageiros.