Santiago: Trabalhadores na aviação fazem protesto em defesa dos aeroviários demitidos na LATAM Uruguai

Ato chamou a atenção dos passageiros no Aeroporto Arturo Merino Benítez

893

Contra as demissões de aeroviários na LATAM Uruguai, trabalhadores na aviação no Aeroporto Internacional Comodoro Arturo Merino Benítez, em Santiago, realizaram um protesto. A mobilização aconteceu em 15 de dezembro.

Organizada pela Red Latam, o ato chamou a atenção dos passageiros sobre a atitude desumana e arbitrária que a companhia tomou ao demitir 34 trabalhadores sem nenhum aviso e perto das festas de fim de ano.

Segundo a imprensa uruguaia, a LATAM informou que decidiu terceirizar seu serviço de check-in nos aeroportos de Montevidéu e Punta del Este. Essa medida arbitrária viola todas as garantias dos trabalhadores contidos em seus acordos coletivos. 

A FENTAC e seus sindicatos filiados dos Aeroviários de Guarulhos, Pernambuco, Porto Alegre e o Nacional de Aeroviários repudiam veementemente a demissão arbitrária dos trabalhadores e espera que as autoridades competentes do Uruguai apliquem medidas  para reverter essas demissões, que colocarão em risco as operações em solo e a segurança de voo dos passageiros.