A líder sindical e comissária na LAN Equador, Jimena Lopez, foi eleita presidente do Comitê Internacional de Comissários de voo da Federação Internacional de Trabalhadores de Transporte (ITF), em encontro realizado na última sexta-feira, 30 de janeiro, na sede da organização, no Rio de Janeiro.
O presidente da FENTAC/CUT, filiada à ITF, Sergio Dias, assume a vice-presidência. Também faz parte do Comitê o companheiro mexicano, Ricardo del Valle, Secretário Geral de ASSA e Comissário da Aeroméxico, e Juan Pablo, das Aerolíneas Argentinas (foto dos companheiros no Rio – crédito: divulgação)
O objetivo do Comitê é debater assuntos de interesse dos comissários de voo, destacando questões relacionadas às condições de trabalho e salários. Além do Brasil, participaram da reunião dirigentes do Paraguai, Chile, Argentina, Peru, Colômbia, Equador e Panamá. O presidente do Sindicato Nacional dos Aeroportuários (SINA), filiado à ITF, Francisco Lemos, também participou da atividade.
YES: I AM DELTA AIR LINES
Foto: ITF
Uma das ações colocada em prática do Comitê é a Campanha “Yes: I AM Delta Air lines” (foto acima) que visa sensibilizar os tripulantes da companhia americana Delta Air lines para votarem pela fundação do Sindicato da categoria.
Segundo Sérgio Dias, a legislação americana já autorizou a fundação do Sindicato. “Estamos fazendo uma Campanha em todos os continentes onde a empresa opera, chamando atenção dos tripulantes para que votem a favor da criação deste Sindicato, que é fundamental para defender seus interesses e direitos. Atualmente, nos EUA os comissários são representados pelo Sindicato dos Aeroviários. A criação de um Sindicato específico é essencial”, explica Dias.
Prazo
O prazo para a fundação do Sindicato termina antes do Carnaval. “A Delta não tem interesse que os comissários tenham seu Sindicato. No dia 30 de janeiro, no hotel Windsor, em Copacabana, onde ficam os tripulantes, fizemos este trabalho de conscientização e foi bem bacana”, finaliza.
Todas as informações da Campanha “I AM DELTA” estão disponíveis no site www.iamdelta.net
Viviane Barbosa, da Redação da FENTAC