O Sindicato dos Aeroviários de Porto Alegre realizou na terça (6) um protesto no Aeroporto Salgado Filho contra a precarização da mão de obra dos mecânicos.A mobilização visou alertar os passageiros sobre segurança de voo, que causa insegurança em usuários e trabalhadores da aviação.
Como a FENTAC havia denunciado, há uma tentativa forte patrocinada pelas empresas aéreas de substituir o mecânico por uma mão de obra sem qualificação para reparos em aeronaves. Outra intenção das empresas aéreas é transferir a função dos mecânicos para o piloto e co-piloto. “Nossa Federação, junto aos Sindicatos, faremos as ações necessárias para pressionar as empresas a manterem os postos de trabalho destes profissionais que são altamente qualificados e garantem a segurança dos voos”, alerta o presidente da Federação, Sergio Dias.
Outros aspectos que os aeroviários alertaram no ato foi o desmonte estão o setor de Raio-x, terceirizado, que abriga os Agentes de Proteção da Aviação Civil (APACs); a falta de contratações de aeroviários no setor de Rampa e de aeronautas, gerando fadiga, doenças ocupacionais e riscos à segurança, com a redução do número de pilotos e comissários de bordo.