Começa na terça-feira (15) o Seminário de Planejamento da Campanha Salarial 2017/2018 dos aeronautas e aeroviários. Organizado pela Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil da CUT (FENTAC), o evento acontece no hotel Nobile, no bairro de Congonhas, na capital paulista e termina na quarta-feira (16).
A atividade reunirá dirigentes dos sindicatos dos Aeroviários de Guarulhos, Campinas, Porto Alegre, Pernambuco, do Nacional dos Aeroviários e do Sindicato Nacional dos Aeronautas.
O objetivo é fazer uma avaliação da Campanha passada, definir os eixos e estratégias da Campanha Salarial 2017/2018, o calendário de assembleias nas bases e a entrega das pautas de reivindicações para o Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (SNEA).
“Observamos um cenário político bastante obscuro contrário à organização dos trabalhadores, mas fazendo uma análise de mercado há uma sinalização clara de recuperação e crescimento do setor aéreo, segundo a imprensa. Diante disso, é fundamental estar mobilizado para conquistar um reajuste com ganho real”, avalia o presidente da FENTAC/CUT, o aeronauta Sergio Dias.
Durante o Seminário, o técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) na FENTAC, Mahatma Ramos, ministrará uma oficina e fará a apresentação do diagnóstico da aviação civil.
Base em Campanha
A data-base das categorias é 1º de dezembro e estarão em Campanha cerca 70 mil trabalhadores aeroviários e aeronautas da aviação civil comercial e do setor de táxi aéreo.