A base da Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil, filiada à CUT, está mais forte e representativa. O Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Auxiliares de Guarulhos (Sintaag/CUT) se filiou à Federação.
O anúncio foi feito na reunião da Direção Executiva da entidade, realizada no dia (3), em Porto Alegre. “Estamos contentes com a vinda desses companheiros. Vamos expandir ainda mais a nossa base para fortalecer as lutas dos trabalhadores na aviação”, conta o presidente da Federação, o aeronauta, Sergio Dias.
O presidente do Sintaag, Jorge Dardis, trabalhador na empresa auxiliar Tri Star, disse que a filiação ampliará as lutas. “O Sintaag representa a voz e a vontade dos trabalhadores nas empresas auxiliares no Aeroporto Internacional de Guarulhos, que decidiram dar um basta ao invasor, pelego e patronal do Sinteata. Nós temos compromisso e respeito com os trabalhadores”, explica.
O Sindicato representa cerca de seis mil trabalhadores nas empresas auxiliares, entre elas: Tri Star, Pro Air, Vit Solo, Swissport entre outras no Aeroporto. “ A união dos trabalhadores mostra que a única entidade sindical que representa os anseios da categoria é o SINTAAG/CUT”, orgulha-se Dardis.
Fundação do Sintaag/CUT em 26 de junho de 2014 foto: Nayara Striani/Mídia Consulte
Fundado em 26 de junho de 2014, o Sintaag contou com o apoio de entidades sindicais importantes, como a CUT – a maior central sindical do Brasil e a quinta maior do mundo – a FENTAC, a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes e Logística da CUT (CNTTL) e de todo setor aéreo brasileiro.
Base FENTAC
Com a chegada do Sintaag, a FENTAC passar a representar cerca de 116 mil profissionais na aviação civil: aeroviários, trabalhadores em empresas auxiliares, aeronautas e aeroportuários.