Guarulhos: Sindigru sorteia kit maquiagem para aeroviárias na Gol

A premiada foi a trabalhadora Daiana Sena Novais. Mais sorteios acontecerão nas empresas aéreas

887

Por ser uma exigência das empresas aéreas, o uso de maquiagem gera custo no bolso da trabalhadora aeroviária. Pensando nisso, o Sindicato dos Aeroviários de Guarulhos (Sindigru) realizou em novembro o sorteio de um kit maquiagem para as trabalhadoras na Gol, no Aeroporto Internacional de Guarulhos. 

Participaram da ação  71 aeroviárias da empresa aérea e a  vencedora foi a trabalhadora Daiana Sena Novais.

“As aeroviárias precisam desse kit maquiagem ou de um auxílio, mas infelizmente as empresas não se comprometem em oferecer. Esse sorteio na Gol foi o nosso primeiro passo. Vamos realizar mais sorteios  nas demais companhias aéreas e continuaremos a luta pelo kit maquiagem ou pelo fornecimento de um auxílio para todas as trabalhadoras aeroviárias”,  destaca a direção do Sindicato.  

Luta pelo auxílio-maquiagem

A FENTAC e os sindicatos filiados dos Aeroviários de Guarulhos, Recife, Porto Alegre e o Nacional de Aeroviários têm lutado nos últimos anos para que as empresas aéreas forneçam um auxílio-maquiagem para as aeroviárias.

Os manuais de apresentação pessoal das companhias exigem o seu uso. As entidades reivindicam que as empresas arquem com esses custos (maquiagem, cabelo e unhas), que hoje são pagos pela trabalhadora, ou deixem de ser uma obrigatoriedade, não acarretando nenhum tipo de punição, como acontece hoje. 

Para a Federação  e os sindicatos, a maquiagem tem que ser considerada um item do uniforme, já que é uma exigência das empresas.