Brasília: Inframérica se compromete em pagar horas extras aos aeroportuários, mas não cumpre

Pagamento seria feito em fevereiro, agora empresa disse que vai pagar em 15 de junho. Sina está de olho

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A Inframérica, concessionária que administra o Aeroporto Internacional de Brasília – Juscelino Kubitschek, está devendo o pagamento de horas extras registradas no sistema de banco de horas, conforme rege o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) e os aditivos firmados pela empresa e o Sindicato Nacional dos Aeroportuários (Sina).

Segundo o Sindicato, em 28 de fevereiro de 2018, a empresa se comprometeu a pagar as horas extras do primeiro período de apuração do banco de horas. Todavia, na data, quase a totalidade dos aeroportuários que trabalham em escala de serviço encontrou divergências no pagamento ou tive suas horas “perdidas” pela empresa. “Já realizamos diversas reuniões com representantes da concessionária, a fim de solucionar o problema. De acordo com eles, houve uma falha no registro das horas extras. O serviço é realizado por empresa terceirizada à Inframérica”, explica o Sindicato.

Ainda de acordo com  Sina, a empresa comprometeu-se a solucionar o problema, estabeleceu prazos para isso e depois os prorrogou várias vezes. Em todas as ocasiões, o Sina ressaltou a necessidade de uma solução rápida, que corrigisse os erros e realizasse todos os pagamentos devidos.

A Inframérica agora estabeleceu como data para quitar os valores divergentes do primeiro período de apuração (que deveria ter sido pago em fevereiro) o próximo dia 15 de junho.

Medidas cabíveis

Em assembleia realizada no dia 5 de junho com os aeroportuários de Brasília, o Sindicato colocou o assunto em pauta, e a categoria se mostrou bastante insatisfeita com a situação e autorizou a entidade a tomar as medidas administrativas e judiciais cabíveis para garantir os direitos dos trabalhadores.