Comandante Ondino Dutra é o novo presidente do Sindicato Nacional dos Aeronautas

Com isso, a entidade dá sequência à alternância na presidência que é uma marca das últimas gestões. Sindicato também teve mudança no secretariado executivo

2070

O comandante Ondino Dutra é o novo presidente do Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA). Dutra foi eleito na terça-feira (27) pela direção do SNA, seguindo previsão estatutária. A entidade também teve mudança no secretariado executivo.

Com isso, o Sindicato dá sequência à alternância na presidência que é uma marca das últimas gestões.  A direção da entidade agradece a Rodrigo Spader, que agora assume a Secretaria Jurídica, pelos serviços prestados como presidente.

“Assumo essa função em um momento desafiador para os tripulantes no qual temos a reforma trabalhista, que trouxe inúmeros prejuízos. Temos uma tendência liberal na política econômica, que reflete na reforma do código brasileiro da aeronáutica alterando o capital estrangeiro de 20% para 100%, uma medida que nós não sabemos mensurar as consequências negativas para a categoria e para a sociedade. Mas por outro lado assumo a presidência de um sindicato forte e de uma categoria cada vez mais engajada, o que me dá confiança, junto com a direção, de encarar esse desafio”, destaca o comandante Ondino.       

Mandato no SNA

O comandante Dutra iniciou a carreira no SNA em 2016 quando foi eleito para a nova direção e foi nomeado como secretário geral e, posteriormente, secretário jurídico. Com 20 anos na aviação, ele começou a carreira como piloto e instrutor de voo em Porto Alegre,  foi piloto agrícola no oeste da Bahia e entrou na aviação regular como copiloto. Atualmente é comandante de Boeing 737.

Secretariado executivo

– Presidente: Ondino Dutra;

– Secretaria Geral: Tiago Rosa;

– Secretaria de Finanças: Artur Lobo;

– Secretaria Jurídica: Rodrigo Spader;

– Secretaria de Divulgação e Cultura: Diego Schilling;

– Secretaria de Relações Internacionais: Marcelo Ceriotti;

– Secretaria de Segurança de Voo: João Varella;

– Secretaria de Formação Sindical: Leonardo Souza;

– Secretaria de Relações Sindicais e Associações Profissionais de Aeronautas: Luciano Baía;

– Secretaria de Assuntos Previdenciários: Ricardo Lazzarini;

– Secretaria de Fiscalização da Regulamentação Profissional e de Convenção Coletiva: Alexandre Ruschel;

– Secretaria de Saúde do Aeronauta: Túlio Rodrigues;

– Secretaria da Subsede São Paulo: Max Peres;

– Secretária Extraordinária de Táxi Aéreo: Leandro Martinez;

– Secretaria Extraordinária de Carga: Alfredo Manetta;

– Secretaria Extraordinária de Relações Institucionais: Adriano Castanho.