Dirigentes do Sindicato Nacional dos Aeroportuários (Sina) se reuniram com os representantes das concessionárias que administram os aeroportos de Cumbica (SP), Viracopos (SP), Brasília (DF), São Gonçalo do Amarante (RN), Confins (MG) e Galeão (RJ) para mais uma rodada de negociação da data-base 2018.. A reunião aconteceu no último dia 22 de maio.
Segundo o Sindicato, na ocasião Viracopos começou a reunião ressaltando que a concessionária encontra-se em processo de Recuperação Judicial (o pedido foi aceito pelo Tribunal de Justiça de SP no dia 23). O processo deve durar de doze a 24 meses e, nos próximos sessenta dias, a empresa disse que irá apresentar seu plano aos credores.
Na rodada, as empresas apresentaram à bancada dos trabalhadores uma nova contraproposta de reajuste dos itens econômicos, na ordem de 2,65% (abaixo da inflação acumulada no período).
Diante da proposta, o Sina afirmou que os trabalhadores não aceitam um reajuste inferior à inflação e reforçou que é essencial para a categoria que as negociações se deem com a presença conjunta de todas as concessionárias privadas, até que os acordos sejam firmados. A inflação acumulada no período da data-base, medida pelo IPCA-IBGE, soma 2,76%.
As concessionárias comprometeram-se a enviar ao Sindicato suas contrapropostas na íntegra, incluindo os itens econômicos e sociais do Acordo Coletivo de Trabalho.
Prorrogação do ACT 2017/18
O diretor Jurídico do Sina, Marcelo Tavares, solicitou que fosse ratificada em ata a prorrogação do ACT 2017/18 até a conclusão das negociações sobre o ACT 2018/19. Na ata da rodada anterior, o Sina conseguiu a prorrogação do ACT até 31 de maio. Como resultado, as empresas aceitaram prorrogar o ACT já firmado até 30 de junho, e afirmaram que trabalham com a expectativa de que os acordos sejam firmados antes desse prazo.
Além de Tavares, participaram da rodada, representando o Sina, os dirigentes sindicais Alberto Carvalho, José Domingos, Paulo Alexandre, Vera Leite, Vitor Hugo e William Ângelo de Souza, e o advogado Dr. Afonso Lemos. O Sina aguarda a contraproposta das concessionárias para agendar uma nova rodada de negociações.
Base Sina
A data-base da categoria é 1º de maio e estão em campanha cerca de cinco mil trabalhadores nas concessionárias e 12 mil na Infraero, totalizando 17 mil aeroportuários.