"Sou a única mulher na direção dos Aeronautas. Vou batalhar para levar mais mulheres para o Sindicato", diz a piloto Lu Carpena

Ela participou do 1º Seminário da Mulher na Aviação da FENTAC, realizado nos dias 5 e 6 de abril

989

A diretora de Formação Sindical do Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA), a piloto de avião ou comandante Luciana Carpena Medeiros, mais conhecida como Lu Carpena, falou com o portal FENTAC sobre a experiência de participar do 1º Seminário de Mulheres na Aviação, promovido pela Federação.

A atividade foi realizada nos dias 5 e 6 de abril, no auditório do Sindicato dos Aeroviários de Guarulhos (Sindigru), em Guarulhos, grande São Paulo.

Na entrevista, a piloto destaca que é de extrema necessidade o crescimento e fortalecimento das mulheres nos Sindicatos. “Nós estamos em todas as profissões e nos precisamos ocupar mais espaços”, salienta. Confira a seguir:  

Portal FENTAC: Comandante, qual sua avaliação do Seminário? 

Luciana Carpena Medeiros:  É a primeira vez que eu participo. É tudo muito novo ainda para mim, mas vejo a extrema necessidade de crescimento e fortalecimento porque é fato que as mulheres estão em todas as profissões e nos precisamos ocupar mais espaços nos sindicatos.

Portal FENTACQuais ensinamentos que você leva dessa atividade para sua vida e para o movimento sindical?

Luciana: Num primeiro momento força. Eu vi muitas mulheres aqui dando depoimentos e ocupando cargos e é isso que eu procuro levar. Como eu disse, eu sou nova ainda nisso então eu estou aprendendo.

Portal FENTAC: Como é que você foi para o sindicato?

Luciana: Eu fui motivada por algumas injustiças e fui levá-las ao Sindicato. Daí fui convidada a participar. Faço a minha meia culpa aqui da minha pouca participação anterior, eu era apenas sindicalizada, apenas pagava a mensalidade e não participava e hoje vejo o quanto eu falhei neste sentido.

No sindicato hoje são 44 diretores, só tem eu de mulher. O grupo é unido, mas sinto falta de ter mais mulheres. Estou batalhando para levar mais mulheres para o Sindicato.