A Secretária da Mulher da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transporte e Logística (CNTTL) Mara Meiry Tavares de Jesus Amaro ,que também é dirigente do Sindicato Nacional dos Aeroportuários (Sina/CUT) e secretária da mulher da CUT na Regional do Triângulo Mineiro em Minas Gerais falou para o portal FENTAC sobre como foi participar 1º Seminário de Mulheres na Aviação, promovido pela Federação.
A atividade foi realizada nos dias 5 e 6 de abril, no auditório do Sindicato dos Aeroviários de Guarulhos (Sindigru), em Guarulhos, grande São Paulo.
Na entrevista, a sindicalista também destacou que é muito importante a participação de todas as trabalhadoras no dia 28 de abril, greve geral. “Precisamos paralisar e conscientizar a todos que somos nós que estamos pagando a conta desse governo golpista que está ai”, alerta. Confira a seguir:
Portal FENTAC: Quais ensinamentos você analisa que essas companheiras de outras regiões estão levando para as suas bases?
Mara Meiry : Eu acho muito importante a gente começar efetivamente a trabalhar temas focados exclusivamente para as mulheres. Eu acredito que tenha sido uma avaliação muito positiva porque eu ouvi comentários positivos e todas gostaram muito da atividade, pois elas nunca tinham participado de algo parecido antes.
Foi uma ideia que saiu de um curso que eu fiz pela Unicamp, em parceria com a CUT, e posteriormente eu fiz outro curso pela ITF de formação de formadores e surgiu essa ideia de promover esse curso para as mulheres do ramo dos transportes.
Portal FENTAC: E na CNTTL, você vai trazer essa iniciativa para todos os modais?
Mara: Sim, com certeza. Nós encaminhamos esse assunto para o presidente da CNTTL, que é o Paulinho. A Cleide Tameirão, companheira rodoviária e secretária de políticas sindicais da Confederação, e eu já estamos tratando disso com ele, inclusive ele esteve no nosso congresso na semana passada e eu o abordei que é muito importante que na primeira oportunidade. Acredito que logo após a greve geral do dia 28, a gente já consiga fazer uma agenda para construir esse encontro para as mulheres da CNTTL.
Portal FENTAC: E com relação ao dia 28, greve geral contra os ataque aos direitos dos trabalhadores, como é que os aeroportuários vão se somar à essa luta nacional?
Mara: Foi tirado no nosso Congresso que temos que parar tudo. É uma demanda da CUT e que a gente não pode estar fora disso. Precisamos paralisar e conscientizar os trabalhadores que somos nós que estamos pagando a conta desse governo golpista que está ai.