Para celebrar o Mês Internacional das Mulheres, a FENTAC/CUT dá destaque para as mulheres que estão na luta na aviação civil e fazem parte das três categorias que a Federação representa: aeroviários, aeroportuários e aeronautas.
Entre elas, está a companheira Débora Cavalcanti, funcionária na TAM e Secretária Geral do Sindicato dos Aeroviários de Guarulhos (Sindigru/CUT). Em entrevista para a Série, Mulheres no Transporte, do Portal Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transporte e Logística da CUT (CNTTL), Débora falou um pouco sobre a sua rotina, conquistas da categoria e da importância da luta pelos direitos das mulheres. Confira:
Como é o seu dia a dia na base?
Debora Cavalcanti: Meu dia a dia na base é bem dinâmico, tendo em vista que o aeroporto de Guarulhos é extenso, com muitos turnos de trabalho e setores. Na base, tentamos levar conscientização para a categoria bem como os benefícios do Sindicato.
Qual a importância da luta pelos direitos das mulheres?
Debora: Bom, o próprio nome já diz "direito" então a luta pela garantia deles é imprescindível! Aliás, nós, como sindicalistas, lutamos pelos nossos direitos e pelos direitos da categoria.
Quais foram as principais conquistas asseguradas na Convenção para as mulheres da sua base?
Debora: Dentre várias conquistas para categoria podemos destacar como recorte de gênero: garantia de emprego a gestante; garantia a creche; abono de falta para levar o filho ao médico; ampliação da licença-maternidade. Ainda lutamos pelo auxílio maquiagem para as aeroviárias de Guarulhos.
Na base seu sindicato representa quantas trabalhadoras e trabalhadores ?
Debora: Representamos aproximadamente 8 mil aeroviários, sendo aproximadamente 40 % são mulheres.
Qual sua mensagem para as trabalhadoras?
Debora: Gostaria de parabenizar todas as mulheres pelo Dia Internacional, lembrando que todos os dias são nossos, ou seja, de mulheres mães de família, filhas, guerreiras, trabalhadoras. Mulheres que não perdem o sorriso no rosto diante das lutas e dificuldades! Coloco-me ainda à disposição das trabalhadoras e vamos à luta! Juntas, somos fortes! Parabéns a nós!