Aeroportos registram 91,3% de pontualidade nos voos de fim de ano

Dia de maior movimento foi 19 de dezembro, a sexta-feira que antecedeu o Natal, com quase 6 mil operações

376

Mais de 100 mil voos domésticos e internacionais foram realizados no Brasil entre 17 de dezembro de 2014 a 5 de janeiro deste ano. Nesta época de Natal e Ano-Novo, apesar de haver um aumento de movimentação em relação a outros períodos do ano, o percentual de pontualidade nos aeroportos ficou em 91,3%.

 

 Os dados são do Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), unidade da Força Aérea Brasileira responsável por gerenciar o fluxo de movimentos aéreos do País. Comparando com 2013, houve uma redução de 35,8% dos atrasos em movimentos e pousos e decolagens.

De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), só é considerado atrasado o voo que ocorre em período superior a 30 minutos do horário previsto. O dia de maior movimento foi em 19 de dezembro, a sexta-feira que antecedeu a comemoração natalina, quando foram realizadas 5.805 operações.

O segundo dia com pico de movimentação foi em 5 de janeiro, a primeira segunda-feira após a virada de ano em que muitos passageiros retornaram para suas casas. Na ocasião houve 5.746 voos.

A menor movimentação nos aeroportos ocorreu no dia 1° de janeiro, com 4.377 movimentos, entre pousos e decolagens. 

Do Portal da Aviação Civil